Rafael Matos

Assessoria

em

Comunicação

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Como construir uma marca pessoal com ajuda da comunicação
Imagem de Gordon Johnson por Pixabay
Quando você ouve falar em marca (branding) ainda pensa em algo ligado especificamente a empresas e corporações? Sem dúvida esta é uma conexão muito comum. No entanto, a verdade é que quase todo indivíduo hoje tem sua própria marca pessoal, independentemente de cultivar ativamente essa marca ou não. À medida que avançamos cada vez mais em direção ao mundo digital, é uma maneira de construir uma reputação que atrai clientes, parceiros e empregadores.

Quando uma marca pessoal dá errado – reconstruí-la (re-branding) é a melhor maneira de consertar o que deu errado. Com uma boa campanha de comunicação, é possível transformar uma marca pessoal ‘arranhada’ em uma oportunidade de sucesso.

Como começar

O primeiro passo para realizar um re-brading pessoal com a ajuda de um profissional de comunicação é fazer um diagnóstico e descobrir como é a marca atual. É difícil moldar a percepção com comunicados, eventos e estratégias de mídia social quando não há informações suficientes sobre o que precisa ser alterado.

Depois deste levantamento e do conhecimento sobre o que é preciso melhorar será possível planejar. Todo tweet enviado, todo status atualizado criado e toda foto compartilhada nas mídias sociais, blogs ou outros canais precisam ser projetados para transmitir uma certa mensagem. Uma empresa de comunicação pode ajudar na adaptação de conteúdo para se adequar e construir positivamente uma marca pessoal.

Reinventando com novas conexões

Uma das razões pelas quais as campanhas de comunicação dão resultado é que elas foram projetadas para ajudar a criar conexões entre um indivíduo e seu público-alvo. Os especialistas sabem tudo sobre como criar as parcerias e as redes certas. Durante uma campanha de re-branding pessoal, é importante que as pessoas pensem cuidadosamente sobre com quem desejam se associar e quem pode influenciar a percepção de seu público-alvo.

As conexões corretas nas mídias sociais e em eventos de marca podem ajudar a construir a credibilidade. Por exemplo, se alguém quiser se posicionar como um empreendedor ambientalmente amigável, faz sentido se conectar com o maior número possível de empresas e instituições de caridade ecológicas. Elas são essenciais para reinventar uma marca pessoal, pois, muitas pessoas julgam as empresas de hoje pelos relacionamentos que mantêm on-line.

Uma vez que um indivíduo tenha as conexões certas para apoiar sua marca pessoal, ele poderá começar a desenvolver novamente a imagem que deseja enviar ao mundo. Isso significa criar conteúdo que suporte algumas das principais características pelas quais eles querem ser conhecidos.

Leia também...
Gerenciamento e construção de reputação: processo contínuo
Que tipo de networking um empreendedor deve focar?

Jornalista com experiências no Brasil e exterior em jornais, televisão, rádio, assessorias de comunicação e projetos de internet.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça contato
Tecnologia do Blogger.

Endereço

Criciúma, Santa Catarina, Brasil

Telefone e whatsapp

+55 (48) 996 290 666

Website

www.rafaelmatos.com.br