Rafael Matos

Assessoria

em

Comunicação

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Gerenciamento e construção de reputação: processo contínuo

O gerenciamento e construção de reputação não é apenas trabalhar para sustentar uma percepção externa positiva da sua organização. Também se trata de antecipar quais fatores internos ou externos podem afetar a reputação da sua organização, para que você possa tomar medidas para diminuir esses riscos. Você não pode prever quando uma crise ocorrerá, mas o planejamento de contingência realizado como parte de uma estratégia de gerenciamento de reputação ajudará a garantir que você esteja pronto para reagir e não perca tempo pensando no que fazer.

Estabelecendo contatos

Se o seu gerenciamento de reputação for proativo - como deveria ser -, você estará conversando com os jornalistas relevantes para sua organização. Isso tem duas vantagens. Em primeiro lugar, quando algo relevante acontece para o seu setor, você tem os contatos para oferecer comentários como um líder deve se posicionar. Em segundo lugar, se algo der errado, você não estabelecerá contatos do zero e poderá se comunicar efetivamente com jornalistas que já estão familiarizados com você e sua organização.

Saber quem são seus amigos

É melhor que outras pessoas falem sobre você do que você fale sobre você mesmo. A opinião de terceiros é crucial para estabelecer a credibilidade de uma organização. Em circunstâncias adversas, quem conhece a sua empresa pode garantir comentários de apoio sobre ela. Ao manter seu gerenciamento de reputação, você mantém esses formadores de opinião informados e engajados. 

Saber quem são seus oponentes

O gerenciamento da reputação não é apenas falar com pessoas que gostam de você. Trata-se também de identificar como a sua organização pode se envolver com membros do público e formadores de opinião que talvez precisem se convencer do seu ponto de vista. Alguns indivíduos ou grupos serão mais duros em suas críticas ou oposição, mas uma estratégia de gerenciamento de reputação pode ajudar a identificar continuamente suas críticas em potencial e como elas podem ser amenizadas. 

Parar o processo significa começar do zero

Muitas organizações pensam que as relações com a mídia e o gerenciamento de reputação são como torneiras que podem ser abertas e fechadas quando se bem entender. A verdade é que qualquer organização que deixar de se envolver com seu público, críticos e a mídia terá que começar do zero quando reiniciar o processo, perdendo o benefício de quaisquer relações que possa ter criado.

Foto por rawpixel.com - br.freepik.com

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