Rafael Matos

Assessoria

em

Comunicação

domingo, 25 de agosto de 2019

Questões para responder antes de escrever comunicados de imprensa
Imagem de Werner Moser por Pixabay
Uma das atividades que envolvem o trabalho de um assessor de imprensa e comunicação é a redação de comunicados de imprensa, conhecidos por releases, que são textos com informações sobre atividades de seus clientes e que servem como orientações para pautas mais aprofundadas. Ter estas sugestões de temas aprovados e posteriormente com espaço nas mídias é um dos grandes objetivos. 

Boa parte do sucesso nesta prática está relacionada à relevância do que está sendo divulgado. O relacionamento do profissional é importante também, mas se o assunto não for de interesse, fica mais complicado. Outro ponto fundamental é que ele seja bem redigido para que seja atrativo e consiga despertar o obstáculo inicial que é chamar a atenção de alguém do outro lado da mensagem.

Confira algumas questões que devem ser respondidas na hora de escrever comunicados de imprensa

1. Você já pensou em qual mídia gostaria que o artigo aparecesse?
2. Você verificou esta mídia para conferir o estilo, a abordagem e os assuntos que interessam? Seu artigo finalizado é consistente com o conteúdo atual da mídia de destino?
3. Você escreveu uma sinopse sobre o que gostaria de dizer e por que é interessante? Você verificou isso com outras pessoas, clientes e outros envolvidos com a área de comunicação?
4. Quais exemplos práticos ou atuais podem ser incorporados ao artigo? Um terceiro ou outro aspecto das capacidades do cliente também pode ser projetado no artigo? Você pode conseguir a opinião de mais alguma fonte alternativa para endossar o trabalho, pensamento ou abordagem?
5. Seu artigo contém informações de interesse para os leitores da mídia-alvo? Ele passa no teste “e daí”?
7. Você está totalmente confortável que o texto não irá causar problemas ou quebrar a confidencialidade? (Uma vez que um comunicado tenha sido submetido à mídia, o receptor está totalmente dentro de seu direito de editar o texto como achar melhor).
8. Você teve o texto editado e verificado? Isso inclui a remoção de palavras e jargões desnecessários.
9. Você já pensou em distribuir ou acompanhar o artigo depois de publicado?

Tem outras questões para acrescentar? Deixe nos comentários e compartilhe também a sua opinião e conhecimento.

Leia também
Sete dicas de como escrever um comunicado para a imprensa

Jornalista com experiências no Brasil e exterior em jornais, televisão, rádio, assessorias de comunicação e projetos de internet.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça contato
Tecnologia do Blogger.

Endereço

Criciúma, Santa Catarina, Brasil

Telefone e whatsapp

+55 (48) 996 290 666

Website

www.rafaelmatos.com.br