Sete dicas de como escrever um comunicado para a imprensa
O cliente pode não saber, mas o assessor de imprensa tem obrigação de só enviar para os colegas jornalistas informações que sejam realmente notícia. Esta nota pode conter informações como o trabalho que está fazendo, uma nova versão do produto, a assinatura de um novo contrato ou comentários sobre questões e tendências do setor. Mas a regra principal é que sempre deve ser algo noticiável. Se for informação exclusiva, melhor ainda.
Agora se o assunto não for digno de uma nota, ele simplesmente não será aceito pelos profissionais de uma redação jornalística. O que torna um tema noticiável difere muito de um veículo para outro. A notícia é algo novo, atualizado e de interesse para os leitores.
A seguir seguem algumas dicas de como escrever um comunicado para a imprensa:
1 - O parágrafo principal é o mais importante e deve fornecer um "gancho" para o jornalista. Deve conter quem, o que, quando, onde, porquê e como.
2 - Escreva no estilo da pirâmide invertida. Após o parágrafo principal, cada parágrafo restante deve ser menos importante do que o precedente.
3 - Escreva em frases curtas, parágrafos curtos, use informações simples e vá direto ao ponto. O texto não pode passar de uma página.
4 – Ao incluir opiniões entre aspas, as citações, atribua-as a uma pessoa específica na organização e garanta que eles sejam noticiáveis.
5 - Um bom comunicado de imprensa não tem erros tipográficos ou gramaticais.
6 - Use um título atrativo. Os editores recebem centenas de mensagens por dia e um bom título chama a atenção e garante que eles percebam o conteúdo mais rapidamente.
7 - No final do texto, adicione “Para mais informações, entre em contato com...”. Os detalhes de contato devem incluir nome e número de telefone. O jornalista deve ter alguém para ligar para responder perguntas ou realizar uma entrevista mais detalhada.
Tem outras dicas e exemplos para dar sobre este tema? Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente.
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