Rafael Matos

Assessoria

em

Comunicação

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Sete dicas de como escrever um comunicado para a imprensa
Será que escrever e distribuir uma informação para a imprensa ainda é uma das formas mais eficazes de contar uma história para a mídia? Nestes tempos de novas tecnologias e redes sociais existem muitas outras maneiras, é verdade, mas uma nota bem escrita ainda tem os seus efeitos. E se for usar esta estratégia, como escrever um comunicado eficiente para a imprensa?

O cliente pode não saber, mas o assessor de imprensa tem obrigação de só enviar para os colegas jornalistas informações que sejam realmente notícia. Esta nota pode conter informações como o trabalho que está fazendo, uma nova versão do produto, a assinatura de um novo contrato ou comentários sobre questões e tendências do setor. Mas a regra principal é que sempre deve ser algo noticiável. Se for informação exclusiva, melhor ainda.

Agora se o assunto não for digno de uma nota, ele simplesmente não será aceito pelos profissionais de uma redação jornalística. O que torna um tema noticiável difere muito de um veículo para outro. A notícia é algo novo, atualizado e de interesse para os leitores.

A seguir seguem algumas dicas de como escrever um comunicado para a imprensa:

1 - O parágrafo principal é o mais importante e deve fornecer um "gancho" para o jornalista. Deve conter quem, o que, quando, onde, porquê e como.

2 - Escreva no estilo da pirâmide invertida. Após o parágrafo principal, cada parágrafo restante deve ser menos importante do que o precedente.

3 - Escreva em frases curtas, parágrafos curtos, use informações simples e vá direto ao ponto. O texto não pode passar de uma página.

4 – Ao incluir opiniões entre aspas, as citações, atribua-as a uma pessoa específica na organização e garanta que eles sejam noticiáveis.

5 - Um bom comunicado de imprensa não tem erros tipográficos ou gramaticais.

6 - Use um título atrativo. Os editores recebem centenas de mensagens por dia e um bom título chama a atenção e garante que eles percebam o conteúdo mais rapidamente.

7 - No final do texto, adicione “Para mais informações, entre em contato com...”. Os detalhes de contato devem incluir nome e número de telefone. O jornalista deve ter alguém para ligar para responder perguntas ou realizar uma entrevista mais detalhada.

Tem outras dicas e exemplos para dar sobre este tema? Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente.

Jornalista com experiências no Brasil e exterior em jornais, televisão, rádio, assessorias de comunicação e projetos de internet.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça contato
Tecnologia do Blogger.

Endereço

Criciúma, Santa Catarina, Brasil

Telefone e whatsapp

+55 (48) 996 290 666

Website

www.rafaelmatos.com.br