Rafael Matos

Assessoria

em

Comunicação

domingo, 23 de junho de 2019

Por que SEO é importante na hora de escrever para a web?

Search Engine Optimization (Otimização de Site) é o novo lead dos jornalistas

‘Quem é esse tal de SEO?’ podem questionar os desavisados. Mas para melhorar a visibilidade de seus textos nos mecanismos de pesquisa da web você tem que pensar em SEO na hora de escrever. Esta sigla escrita em inglês (Search Engine Optimization) e que em português significa Otimização de Sites, é o manual do momento para quem disputa espaço na internet. Os jornalistas, antes preocupados com um bom lead (primeiro parágrafo) devem também editar os textos para que eles apareçam em pesquisas on-line realizadas por seu público-alvo. E isso vale para os assessores de imprensa e comunicação quando distribuem um comunicado.

As principais orientações de SEO observam sobre a escolha de palavras-chave que fazem a conexão com o tema que está sendo abordado. Elas estão no topo da lista dos sites de busca e são as mais usadas pelas pessoas interessadas num determinado assunto. Diversos sites ajudam a saber o que está sendo mais pesquisado na internet.

Exemplo de SEO

Por exemplo, no momento em que eu escrevia este texto, a palavra comunicação estava altamente conectada com marketing, design, mídia, sites, logotipo e logomarca. Pela lógica dos mecanismos de busca, estas palavras e expressões devem ser repetidas ao longo do texto para que tenham relevância nas pesquisas.

São detalhes que devem ser levados em consideração por quem escreve. Como se referir ao cliente (no caso de uma assessoria) ou a uma notícia (no caso de um repórter)? Quais palavras aumentarão as chances de visibilidade nos sites?

As técnicas de SEO também indicam que sempre que um texto tiver mais de três parágrafos, deve-se incluir um subtítulo, que, por sua vez, terá a palavra-chave. São detalhes que podem parecer pequenos e até nem serem percebidos pelos leitores, mas os algoritmos de busca não perdoam os escritores desavisados.

Tem outras dicas e exemplos para dar sobre este tema? Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente.

Jornalista com experiências no Brasil e exterior em jornais, televisão, rádio, assessorias de comunicação e projetos de internet.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça contato
Tecnologia do Blogger.

Endereço

Criciúma, Santa Catarina, Brasil

Telefone e whatsapp

+55 (48) 996 290 666

Website

www.rafaelmatos.com.br