Rafael Matos

Assessoria

em

Comunicação

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Como usar a comunicação para superar a crise econômica
Apesar de toda a negatividade que paira no ar, a comunicação pode ser usada para superar a crise econômica. Mesmo se as notícias na TV, jornais, rádios e sites de notícias seguem desanimadoras, se engana quem pensa que as previsões ruins sejam boas para a mídia. Elas geram medo, preocupação e estresse para todos e influenciam diretamente nos negócios, pois parece muito mais prático nestas horas cortar os investimentos em publicidade, marketing e relações públicas. É o chamado corte de gordura. Mas será que esta é a melhor medida?


Em tempos de crise ou recessão econômica a comunicação tem uma função muito importante. As ferramentas disponíveis contribuem para estabelecer e manter o diálogo, entendimento e aceitação entre uma organização e seu público-alvo (os clientes, por exemplo).

Transparência

Ser transparente e comunicativo é muito fácil quando tudo está bem, mas é nos momentos complicados que pessoas e empresas podem se sobressair no mercado. Por isso, mesmo nas horas ruins é importante se comunicar abertamente e regularmente com todos os públicos (investidores e clientes). A confiança construída poderá gerar resultados concretos no futuro.

Compartilhar experiências

Compartilhar histórias é um destes caminhos. O relato de cases que auxiliaram clientes a resolver problemas pode servir de exemplo e inspirar outras pessoas.

Redes sociais ativas

Dividir estas experiências publicamente pode ser um bom exemplo de utilização das redes sociais. Muitas empresas mantém os seus perfis, mas sem uma comunicação efetiva, ou ainda sem acompanhamento básico sobre os comentários feitos pelos visitantes e seguidores.

Estratégia adequada

Encontrar uma estratégia adequada para o seu negócio deve ser outro objetivo. Seguir uma mesma direção e fazer aquilo que todos estão fazendo nem sempre funciona. O que serve para um pode não servir para outro. Se os seus concorrentes estão deixando de se comunicar, aí mesmo é que está uma oportunidade.

Orientação

Se precisar busque orientação profissional para discutir as ações que mais se encaixam com os seus objetivos. Quando a crise passar, as pessoas farão negócios com as empresas que se mantiveram visíveis. Portanto, a mensagem é simples: mantenha-se em evidência e assim terá mais chance de que sua empresa ainda esteja em pé quando a tempestade acabar.

E você? Tem alguma outra sugestão de como a comunicação pode ser usada para superar a crise econômica? Deixe seu comentário e compartilhe suas opiniões. Se preferir, mande um e-mail. De qualquer forma vamos adorar trocar ideias.

----------
Imagem de Free-Photos por Pixabay

Jornalista com experiências no Brasil e exterior em jornais, televisão, rádio, assessorias de comunicação e projetos de internet.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça contato
Tecnologia do Blogger.

Endereço

Criciúma, Santa Catarina, Brasil

Telefone e whatsapp

+55 (48) 996 290 666

Website

www.rafaelmatos.com.br