segunda-feira, 30 de abril de 2018

Três posturas para cobrar de um candidato

A cada dois anos milhares de candidatos se apresentam para o eleitor como opção para algum cargo eletivo. Como escolher em meio a esse ‘mundaréu’ (expressão que escuto desde criança e que significa o mesmo que ‘um montão’) de informações? Pois hoje listo três tópicos que considero importante neste momento. Não estão por ordem de importância, pois não considero que um seja menos importante que o outro, mas fazem parte de um conjunto de posturas que se deve esperar de um candidato.

Transparência e coerência

Não importa se o candidato defende partido A ou B, tem ideologia de direita, esquerda, centro ou escanteio. É preciso ter coerência com as suas atitudes. O que se ‘vende’ durante uma campanha para o eleitor, deve ser entregue durante o mandato. As decisões, as votações, os gastos, entre outros deveriam sempre estar disponíveis e acessíveis.

Ser novidade

Quando me refiro a novidade não quero dizer exclusivamente que os eleitos devem ser novos em idade. Mesclar experiência com juventude sempre é bom. Mas podemos ter políticos de idade avançada com pensamentos de vanguarda e jovens com ideias retrógadas. Ao incluir este tópico me refiro a postura com ideias inovadoras. Criar soluções ou buscar os melhores exemplos para resolver os problemas de nossa sociedade devem ser uma qualidade em todo candidato.

Educação como prioridade

Este é um tópico que precisa estar em qualquer lista. É a base para todos os outros problemas que precisam ser enfrentados de frente para melhorar este país. O combate à corrupção, a má gestão na saúde, o enfrentamento à falta de segurança, o fortalecimento da economia, uma melhor qualidade de vida da população, entre outros. Nenhum avanço significativo e com bases sólidas será feito se não tivermos educação de qualidade para todos.

E você leitor, concorda com a necessidade destas posturas? Que outras você acrescentaria? Deixe a sua opinião nos comentários desta postagem. Compartilhe também em suas redes sociais para saber a opinião dos seus amigos. Abaixo também listo outros textos que podem contribuir sobre esta reflexão do que esperamos da classe política.

Leia mais...
Sociedade com mandato
Mais escolas e menos prisões

Um comentário:

  1. Acrescentaria dois outros pontos aos já listados: o primeiro é o preparo para a função que se objetiva. Infelizmente hoje mesmo educação a gente precisa exigir dos candidatos, em todos os aspectos. O segundo é austeridade. Seja na esfera federal, estadual ou municipal, precisamos de representantes que diminuam a maquina pública! O número de funcionários tem de diminuir drasticamente e as áreas em que o governo atua também.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos e importantes para que se preserve uma das características essenciais da ferramenta blog: seu caráter colaborativo. No entanto, é fundamental garantir que esse ambiente mantenha seu propósito e conserve os objetivos de acordo com os quais foi idealizado.
Pensando nisso, adotamos a seguinte política de moderação:

• o envio de comentários não implica automaticamente na sua publicação;
• os comentários devem estar sempre relacionados aos temas tratados nos posts e podem, ou não, ser publicados no blog;
• ao enviar qualquer comentário, o usuário se declara autor legítimo do material, responsabilizando-se e isentando o autor do blog de qualquer reclamação ou demanda e autoriza sua reprodução gratuita e definitiva;
• os comentários não poderão conter manifestação de qualquer forma de preconceito; linguagem grosseira e obscena; agressão, injúria, difamação ou calúnia a pessoas e instituições; propaganda político-partidária ou que faça menção a empresas e marcas.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores