sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Recado aos vitoriosos

O recado das urnas na Amurel em dois de outubro foi para quem venceu as eleições. Peraí, mas e quem perdeu? Alguém pode me observar. Explico melhor. Nos dezoito municípios da Amurel, apenas três prefeitos conseguiram se reeleger. Nos outros, onde não houve derrota de quem tentou, a oposição saiu-se vitoriosa.

Ou seja, o eleitor está atento a mandatos e administrações que não lhe agradaram. Por isso, entendo que o recado é pra quem ganhou. O eleitor resolveu trocar, e se novamente o desempenho dos eleitos não for satisfatório, correm o mesmo risco não ganharem um segundo mandato.

E convenhamos, não há manifestação melhor do que responder nas urnas de que mudanças são necessárias e a cobrança deve ser permanente.

Continue lendo...

Assembleia em 2018

O resultado das eleições em Tubarão, com a vitória de Joares Ponticelli (PP), abre espaço para uma nova candidatura a deputado estadual pelos Progressistas. Deka May pelo desempenho em 2014 seria o nome mais natural, mas na região já existe articulação e organização em torno do ex-prefeito de Treze de Maio, entre 2005 e 2012, Xela.

Continue lendo...

Cinco partidos em 18 prefeituras

O novo quadro político dos partidos na Amurel ficou polarizado entre três partidos. PP, PSD e PMDB elegeram cinco prefeitos cada um. O PT continuou com dois prefeitos e o PSB ganhou um. O PSDB que tinha dois, ficou sem nenhum. O PMDB perdeu três e o PP uma prefeitura.

Continue lendo...

Os mais votados

O vereador eleito de Rio Fortuna, Júnior (PMDB), foi o mais votado da Amurel, proporcionalmento ao número de votos válidos. Eles recebeu 640 o que equivalem a 15,5% do município. Já em números absolutos, o mais votado foi Gelson Bento (PP) em Tubarão com 2.089 votos. No ranking da proporcionalidade, Bento fica em 18º lugar com 3,52% dos votos, provando que a eleição em Tubarão é a mais difícil da região.

Continue lendo...

PP tem mais vereadores

O PP lidera no número de vereadores eleitos nos 18 municípios da Amurel com 48. O PMDB vem em segundo com 47, mas obteve pelo menos um vereador em cada uma das 18 cidades. Na sequência vem PSDB (30), PSD (29), PR (10), PT e PR (5), PSB e PDT (4) e PTB e PRB (1).

Continue lendo...

Eza sobe?

Na primeira entrevista coletiva que conceceu à imprensa, o prefeito eleito de Tubarão Joares Ponticelli (PP) lamentou que novamente a Câmara de Vereadores não teve nenhuma representante feminina eleita. Será que foi um indicativo de que ele pretende chamar algum vereador para a prefeitura e abrir vaga para a primeira suplente Eza Zabot (PSD)? Pelo que pude apurar, isso só não ocorre se ela não quiser.

Continue lendo...

Mulheres nas Câmaras

Enquanto isso, em algumas cidades vizinhas, as mulheres consolidam espaço: Elas serão 18 a partir de 2017. Armazem (1), Braço do Norte (4), Grão-Pará (1), Imbituba (1), Rio Fortuna (1), Imaruí (2) incluinda a mais votada Mayara Faust, São Ludgero (1), São Martinho (2), Sangão (1), Treze de Maio (1) e Jaguaruna (3).

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors