terça-feira, 16 de agosto de 2016

Regras aprovadas para o debate

Reunião teve representantes de todos os candidatos
Representantes das quatro candidaturas a prefeito de Tubarão participaram neste terça-feira, 16/8, de reunião para aprovação das regras dos debates eleitorais que serão realizados pela Unisul TV. O primeiro programa será levado ao ar na próxima segunda-feira, 22/8, às 22 horas.

O formato dos debates foi aprovado por unanimidade dos representantes presentes. Para os debates foram convidados os quatro candidatos a prefeito de Tubarão, Carlos Stüpp (PSDB), Edi da Farmácia (PSC), Joares Ponticelli (PP) e Olavio (PT). O programa será dividido em cinco blocos: apresentação, perguntas entre candidatos (dois), perguntas da produção, e considerações finais.

Para este ano, os debates eleitorais da Unisul TV terão a tradução simultânea da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e também parceria com a Regional da OAB de Tubarão que fará a assessoria jurídica.

 Entre os candidatos de Tubarão ainda serão realizados um debate com os candidatos a vice-prefeito em 12/9 e um segundo programa com os candidatos a prefeito em 25/9.

Além de Tubarão, a Unisul TV programa debates com os candidatos a prefeito de Braço do Norte (28/8), Jaguaruna (4/9), Capivari de Baixo (11/9) e Laguna (18/9).

A Rádio Bandeirantes 1090 Tabajara AM e o Portal Contato Internet vão retransmitir todos os debates. Em Braço do Norte a Rádio Verde Vale também será parceira na transmissão do programa entre os candidatos da cidade.

Continue lendo...

Gastos de campanhas: desafio da Justiça Eleitoral

A campanha eleitoral começou oficialmente nesta terça-feira, 16 de agosto. Quem tem telefone celular e usa aplicativos como whattsapp, ou ainda utiliza as redes sociais, certamente já recebeu algum pedido de voto hoje. E isso é permitido. Os candidatos deixam de ser pré e agora podem divulgar os seus números e serem mais objetivos em suas propostas.

Nas ruas passam a ser permitidos os carros de som e alto-falantes e este ano estão proibidas a realização de showsmícios, distribuição de brindes e outrdoors. As placas de propaganda ficaram bem menores. Santinho nas ruas, só com o número do CNPJ.

No papel as campanhas de 2016 devem ser bem modestas. Os recursos financeiros estão bem limitados e o prazo é muito pequeno, é a menor dos últimos 18 anos, e a propaganda gratuita no rádio e televisão só começa a partir de 26 de agosto.

Por isso, repito o que já foi dito aqui, desconfie de campanhas e candidatos com muita produção? Tudo muito grande e badalado custa caro e os limites de gastos são bem baixos.

Este, inclusive é um dos grandes desafios da Justiça Eleitoral, neste pleito. Além do prazo apertado para julgar impugnações e eventuais denuncias, também precisa aumentar o cerco sobre o controle dos gastos de campanha. E apesar dos visíveis excessos do passado, a justiça sempre teve dificuldade de comprovar algo que possa tirar o mandato de alguém.

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors