quinta-feira, 3 de março de 2016

Transporte no ritmo do Século passado

O relato de uma mãe esta semana representa a situação de muitas famílias de Tubarão, e esta em particular do bairro Caruru. Ela me contou que tem dois filhos que estudam na Unisul, um no período da tarde e outro no período noturno.

Até o ano passado os horários de ônibus atendiam as necessidades deles e de outros estudantes do bairro. Esta semana com o início das aulas foram surpreendidos com o fim de uma das linhas e que os deixou sem saber o que fazer.

Uma das linhas saia do Centro de Tubarão no final da tarde levando pra casa passageiros, entre eles os alunos que vieram estudar. Este ônibus retornava para o Centro às 18 horas, trazendo os estudantes para o turno da noite. Sem ele, quem vem à tarde tem que esperar até às 22 horas para ir embora e os que vem para à noite tem que usar o ônibus das 16 horas.

Sem transporte, muitos estudantes consideram até abandonar os estudos. O que convenhamos, em pleno Século XXI, alguém deixar de estudar por falta de transporte, é um absurdo.

Mas esta situação do bairro Caruru, como eu disse no início, representa um problema de diversas pessoas de vários bairros e municípios. A precariedade dos serviços de transporte público afasta as pessoas, o que diminui o número de passageiros e depois as empresas encerram os horários por falta de lucratividade.

Em Tubarão, especificamente, é uma situação que se agrava há décadas. Sai prefeito, entra prefeito, e ninguém resolve o problema. A cidade convive com uma concessão do serviço ultrapassada. Todo o sistema precisa ser revisto e modernizado, de forma que venha a atender as necessidades da população e até mesmo garantir a mobilidade urbana.

Mas quem é que se atreve a dar um jeito nisso?

Continue lendo...

Eleições 2016: Samir Ahmad é o pré-candidato do PP em Laguna

Dando sequência a série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Laguna. O convidado de quinta-feira (3/3), é o representante do Partido Progressista, o PP, Samir Ahmad

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors