quinta-feira, 3 de março de 2016

Transporte no ritmo do Século passado

O relato de uma mãe esta semana representa a situação de muitas famílias de Tubarão, e esta em particular do bairro Caruru. Ela me contou que tem dois filhos que estudam na Unisul, um no período da tarde e outro no período noturno.

Até o ano passado os horários de ônibus atendiam as necessidades deles e de outros estudantes do bairro. Esta semana com o início das aulas foram surpreendidos com o fim de uma das linhas e que os deixou sem saber o que fazer.

Uma das linhas saia do Centro de Tubarão no final da tarde levando pra casa passageiros, entre eles os alunos que vieram estudar. Este ônibus retornava para o Centro às 18 horas, trazendo os estudantes para o turno da noite. Sem ele, quem vem à tarde tem que esperar até às 22 horas para ir embora e os que vem para à noite tem que usar o ônibus das 16 horas.

Sem transporte, muitos estudantes consideram até abandonar os estudos. O que convenhamos, em pleno Século XXI, alguém deixar de estudar por falta de transporte, é um absurdo.

Mas esta situação do bairro Caruru, como eu disse no início, representa um problema de diversas pessoas de vários bairros e municípios. A precariedade dos serviços de transporte público afasta as pessoas, o que diminui o número de passageiros e depois as empresas encerram os horários por falta de lucratividade.

Em Tubarão, especificamente, é uma situação que se agrava há décadas. Sai prefeito, entra prefeito, e ninguém resolve o problema. A cidade convive com uma concessão do serviço ultrapassada. Todo o sistema precisa ser revisto e modernizado, de forma que venha a atender as necessidades da população e até mesmo garantir a mobilidade urbana.

Mas quem é que se atreve a dar um jeito nisso?

Eleições 2016: Samir Ahmad é o pré-candidato do PP em Laguna

Dando sequência a série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Laguna. O convidado de quinta-feira (3/3), é o representante do Partido Progressista, o PP, Samir Ahmad

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores