Diálogo para ajudar a entender

by Rafael Matos on quinta-feira, 29 de outubro de 2015

O tempo é de mudanças. Só que nem todas são bem-vindas ou entendidas. Nas escolas públicas, por exemplo, o número de estudantes é menor e o poder público precisa rever a utilização de espaços físicos e alocação de funcionários.

Por conta disso vem o que a Secretaria Estadual chama de reordenamento, mas que aos ouvidos da sociedade chega como fechamento de escolas. E isso ninguém quer. Um Estado que administre melhor os bens e recursos é cobrado por todos, mas obviamente ver uma escola fechada é difícil de aceitar.

Por isso o diálogo com as famílias precisa ser melhorado. Os prós e contras de se mudar ou até decretar o fim de uma escola poderiam ser melhor entendidos se o assunto não fosse determinado ‘por decreto’.

Por que as escolas que estão sendo fechadas perderam alunos ao longo dos anos? As famílias estão menores? Os estudantes migraram para a rede particular? Há outra alternativa? E se com essa crise, os estudantes tiverem que deixar as escolas particulares e voltar para as públicas? Vai ter vaga pra todo mundo?

São perguntas que poderiam ser esclarecidas se houvesse mais debate. Aí quem sabe seria mais compreensível a decisão de fechar uma escola.

Nada de satisfações

by Rafael Matos

Onde também falta diálogo é na Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, responsável pela administração dos presídios no estado entre eles o de Tubarão. O contrato com uma empresa que prestava serviços no presídio regional foi encerrado, funcionários demitidos, mas pouco se conseguiu esclarecer. A secretária é a deputada estadual Ada de Luca (PMDB) com quem a imprensa de Tubarão não consegue falar. Vale lembrar que a deputada obteve 7.795 votos na região em 2014. Em Laguna e Santa Rosa de Lima foi a candidata mais votada, mas em Tubarão foram apenas 593 votos, que talvez explica tamanha indiferença.

Férias coletivas no gabinete

by Rafael Matos

As férias do prefeito Olavio Falchetti (PT) e do vice-prefeito Akilson Machado (PT) ao mesmo tempo para que seja possível a interinidade do presidente da câmara Jairo Cascaes (PSD) não soa bem. Ah, outros também já fizeram isso e ninguém falou nada. Até pode ser, mas se Olavio ao longo deste mandato queria ser diferente dos outros e manteve os vereadores do PT na Câmara porque foram eleitos vereadores, manteve o vice no cargo de vice porque foi eleito para tal, porque agora decidiu fazer ‘uma média’?

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores
Os textos publicados aqui podem ser reproduzidos com a devida citação da autoria e endereço do link. Tecnologia do Blogger.