quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O professor é de todos

Prefeitos dos três estados do Sul do Brasil estiveram reunidos esta semana em Florianópolis para discutir a queda na arrecadação que acaba gerando problemas para manter os compromissos dos municípios. A toda hora a gente vê notícias de cidades que estão com problemas para fechar as contas, dar aumento de salários, enfim cumprir com suas obrigações.

E o que isso tem a ver com os professores. Este problema financeiro das prefeituras e dos governos estaduais é muitas vezes apontado como a grande dificuldade para pagar salários decentes aos profissionais da educação. É uma bola de neve que vem crescendo nas últimas décadas na mesma proporção em que a profissão vem sendo desvalorizada.

O professor é principal responsável por todos os outros profissionais do mercado. É ele que ensina, do mais simples profissional ao mais qualificado. Os políticos também. Do vereador até o presidente. Todos tiveram que passar por um banco de escola. Então não é exagero dizer que o professor deveria ser o mais bem pago de todos os profissionais.

Num momento em que se fala no impeachment da presidente Dilma Roussef por causa de mentiras proferidas durante a campanha eleitoral, não se fala da mentira que é o lema do atual governo: Brasil Pátria Educadora. Como estão as políticas públicas necessárias para fazer valer este lema? Este seria um bom motivo para levar a população para as ruas para protestar.

O momento pode ser de crise em diversos setores, mas se a crise na educação persistir, que esperança vamos ter do futuro? Enquanto tivermos políticos ganhando salários astronômicos e professores brigando em greves para que se cumpra a lei do Piso Nacional, vai continuar sendo difícil. Não vemos ninguém propondo que o salário de um vereador ou deputado, por exemplo, seja o mesmo que o de um professor.

Mas professor, geralmente é um sujeito teimoso, não desiste diante das dificuldades, sejam elas de estrutura ou de valorização da carreira. Para a maioria, professor ainda é o mestre que vai ser lembrado por toda a vida.

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors