quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Salários do legislativo

Muita gente deve ter acompanhado a repercussão nacional sobre a revolta de moradores do município de Jacarezinho, no Norte do Paraná, que pediam a redução dos salários dos vereadores.

Para quem não viu, a gente explica rapidinho. O presidente da Câmara se recusou a colocar em discussão um projeto de iniciativa popular que previa a redução dos salários de mais de R$ 6 mil para um salário mínimo. Daí formou-se uma confusão e o vereador acabou tendo que deixar o plenário escoltado pela polícia.

O assunto é polêmico e deveria acender a luz para uma discussão mais ampla. Sem violência é claro. Mas os vencimentos dos cargos legislativos precisam ser revistos. O problema é que quem decide quanto vai ganhar, são os próprios legisladores. Hoje a desculpa é de que eles decidem os aumentos para os próximos mandatos, mas como temos as reeleições, os beneficiados são sempre eles.

O cargo de vereador não deveria ser uma profissão. Ganhar 4, 5, 6 mil para participar de algumas sessões por mês é muito dinheiro. Mas sem estes recursos, vai faltar dinheiro para fazer assistencialismo. E a prestação de favores não é função do vereador. Eles devem estar lá para legislar e fiscalizar.

Mas uma mudança radical só vai ocorrer se o cidadão eleitor também se comportar diferente. Tem que escolher candidatos comprometidos com a comunidade e não pode trocar o voto por favores baratos.

Leia mais...
Vereador deixa Câmara de camburão após deixar de votar redução salarial

Continue lendo...

Stüpp, o pré-candidato do PSDB

O PSDB realiza um encontro regional nesta quinta-feira, 6/8, em Tubarão para discutir o rumo do partido nas eleições de 2016. Hoje no Café Com Notícias, eu conversei com o presidente do partido na cidade, o ex-prefeito Carlos Stüpp, que confirmou que é um dos pré-candidatos para disputa. Além de Stüpp há expectativa de que outros pré-candidatos sejam confirmados no encontro marcado para o Salão Nobre da Unisul, às 18 horas

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors