terça-feira, 21 de outubro de 2014

Dezoito meses depois

A indicação da ex-secretária de Saúde de Laguna, Tanara Cidade (PT), para ocupar a presidência da Fundação de Saúde de Tubarão era discutida há pelos menos um ano e meio. Quando Gustavo Dassoler deixou o cargo em abril de 2013 ela só não assumiu por resistência do prefeito Olávio Falchetti (PT) que disse em campanha que não iria nomear ninguém de fora da cidade. Dezoito meses depois teve que mudar de opinião.

Para não ferir o Artigo 70 da Lei Orgânica Municipal Tanara deverá, no mínimo, alugar um imóvel na cidade. Avalista para o aluguel não vai faltar. O texto diz que só residentes em Tubarão podem ocupar cargos de secretários, e a Fundação é a antiga secretaria de saúde. Uma tecnicidade para resolver, mas que está na lei.

O que vai interessar mesmo será a atuação de Tanara nos problemas da saúde, área tão criticada. O primeiro desafio é resolver o impasse com o HNSC, que pediu descredenciamento dos atendimentos do SUS.

A nova presidente também pega a Fundação com dinheiro em caixa. Estima-se que R$ 5 milhões estejam disponíveis provenientes de verbas específicas para a saúde. O que realmente indica que uma boa gestão pode resolver parte dos problemas.

Nesta história do Artigo 70 da Lei Orgânica, é curiosa a ausência de críticas quando o ex-secretário de Gestão Euclides Magri atuava na prefeitura. Não sei se ele também arrumou endereço por aqui, mas era sabido que era de Criciúma. Alguém lembrou do Artigo 70 no início de 2013?

Continue lendo...

Capivari de Baixo 2016

A sucessão municipal em Capivari de Baixo já começa a ser discutida. O deputado estadual eleito, Rodrigo Minotto (PDT), visitou a cidade para agradecer os 581 votos e nos discursos se ouviu muita motivação para que o atual vice-prefeito Tião da Telha (PDT) dispute a eleição como candidato a prefeito em 2016. No evento também estavam o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e o Presidente estadual do partido, Luís Viegas.

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors