quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Cenário imprevisível

Toda morte trágica e repentina é lamentável. E o acidente aéreo que tirou a vida de sete pessoas ontem no litoral paulista, entre eles o candidato a presidente pelo PSB, Eduardo Campos, tem este sentimento. Simpatizantes ou não do candidato lamentaram as mortes.

E de uma forma que ninguém deseja, o cenário político foi radicalmente alterado sem a presença de um dos principais candidatos que até agora aparecia em terceiro lugar nas pesquisas. O partido vai ter até o próximo sábado, dia 23, para nomear um substituto, o que já indicou que vai ser feito, após as devidas homenagens a Campos.

O mais óbvio pode parecer que a candidata à vice, Marina Silva, assuma o posto de candidata e se indique outro vice. Mas, o fato é que isto não é tão certo assim. Marina só filiou-se ao PSB por não ter conseguido o registro da Rede Sustentabilidade. Sua presença na chapa era bancada por Eduardo Campos.

Se ela teria um desempenho melhor ou pior, ou se a morte do candidato terá uma influência emocional no eleitor e na campanha só o tempo pode dizer. Agora tudo não passa de especulação.

Em Santa Catarina, se Marina ou outro nome identificado com a esquerda sair como candidato, a família Bornhausen deve abraçar outra chapa. O candidato ao Senado pelo PSB, Paulinho Bornhausen, deve transferir o apoio para o candidato do PSDB, Aécio Neves.

De qualquer forma os constrangimentos político-partidários continuariam. O próprio Paulinho, que é coligado com Paulo Bauer (PSDB), tem o apoio de Raimundo Colombo (PSD), que é coligado com o PMDB, que tem como candidato Dário Berger.

Com a morte de Eduardo Campos, é possível que o cenário comece a ficar mais definido para o eleitor catarinense, mas a sala deve continuar com o mesmo tempero amargo de antes.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores