sexta-feira, 14 de março de 2014

Voto em quem olha pela região

Nas eleições de 2010 as Associações Empresariais da região sul organizaram a campanha ‘Voto pelo Sul’ que destacava a importância do voto em candidatos da região. Naquele ano foram 62 candidatos com domicílio eleitoral em alguma cidade das três microrregiões.

Nas urnas pode-se dizer que o resultado da campanha foi parcialmente atingido. A bancada de deputados estaduais diminuiu e a federal cresceu. Será que a campanha será repetida em 2014?

Na região Norte de Santa Catarina, a Acij (Associação Empresarial de Joinville) já lançou esta semana a campanha ‘Vote Certo, Vote em Joinville’. Mais do que votar nos candidatos da região eles querem incentivar as pessoas que migraram para a cidade a transferir o título e aumentar o número de eleitores, que já é um dos maiores do estado.

Como se percebe, a campanha e os candidatos ainda não se definiu, mas já existe uma organização prévia para a mobilização. Por aqui em 2010 houve dificuldade para a campanha deslanchar e até mesmo saber quais eram os candidatos do Sul.

E tem algo ainda que a campanha, se ela existir, deveria se preocupar. O eleitor precisa ser incentivado a votar em candidatos comprometidos com propostas e necessidades da região. Muitas vezes o candidato eleito pode ser um vizinho, mas o compromisso dele pode estar bem longe.

Bom mesmo, se os eleitos tiverem vontade de fazer uma reforma política e, por exemplo, propor o voto distrital. Seria uma maneira de garantir representatividade para todas as regiões do estado e, inclusive, deixar as campanhas eleitorais mais baratas.

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors