terça-feira, 9 de julho de 2013

A CND da discórdia

O prefeito de Tubarão Olavio Falchetti e o vice-prefeito Akilson Machado exibiram as certidões negativas de débito estadual e federal como dois troféus. E a comemoração deles e de toda a equipe tinha razão para acontecer, afinal de contas, há oito anos a cidade estava sem esta condição. Para obter as tais CNDs foram regularizados parcelamentos de dívidas e outros débitos em valores que não foram divulgados pelos gestores.

Mas o caso mais polêmico de toda esta história não envolveu o pagamento de nenhum centavo ainda. A pendência com o Dnit, sobre a construção de um galpão, e a retirada dos trilhos será resolvida com uma Tomada de Contas Especial, com o objetivo de apurar a responsabilidade pelo problema.

Este assunto dominou campanhas eleitorais e atrasou a cidade nos últimos anos. A gestão do ex-prefeito Carlos Stupp alega que a prestação de contas está correta, mas o Dnit contesta. E durante todo este tempo em que não se apurou o que pode estar errado muitos recursos deixaram de vir para Tubarão pela impossibilidade do município em participar de convênios. A pergunta que fica é por que se demorou tanto? Será que não se queria apurar o que realmente aconteceu?

A estimativa agora é que Tubarão receba R$ 17 milhões do Governo do Estado e outros R$ 22 milhões do Governo Federal para a conclusão e realização de obras e investimentos. Estes recursos compõem a principal alternativa, para não dizer única, para tirar a cidade de um longo inverno de projetos inacabados.

Centro de Zoonoses, UPA 24 Horas, Arena Multiuso, construção de pontes, pavimentação e abertura de ruas, reforma do Museu e outros projetos que deverão surgir. É uma lista grande e sem previsão para terminar, mas agora não há mais a desculpa de que faltam as negativas para fazer.

ASSISTA REPORTAGEM DA UNISUL TV

Continue lendo...

Treze de Maio: moradores pedem o fim da Cosip na área rural

Agricultores e moradores de Treze de Maio fizeram uma nova manifestação em frente a Câmara de Vereadores

Continue lendo...

CE para o Plano Diretor

Vereadores de Tubarão estiveram reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio para mais uma sessão da câmara. Eles aprovaram a criação de uma Comissão Especial (CE) para tratar do Plano Diretor da cidade

Continue lendo...

A saúde do governo

A troca de comando na secretaria estadual de Saúde confirma a dificuldade do governo com esta área. Sai Dalmo Claro e entra Tânia Eberhardt, ambos do PMDB. A mudança, porém, não significa a incompetência de um ou competência de outro, mas revela que enfrentar um dos principais problemas da população abrange muito mais do que ter recursos financeiros.

Com pretensões eleitorais para 2014 quando pretende ser candidato a deputado estadual, Dalmo sai para tentar descolar a imagem de uma área tão problemática que deveria ser chamada de Secretaria da Doença. Numa das últimas passagens que teve por nossa região o governador Raimundo Colombo (PSD) admitiu em entrevista na Unisul TV que a saúde foi a área em que “o governo mais apanhou”.

A dor de cabeça agora está com Tânia, indicada ao cargo pelo senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), que tem atuação reconhecida em Joinville. Está com ela a missão de vencer a falta de recursos, a burocracia e os problemas de gestão, que deixam os catarinenses nas filas de espera por atendimento.

Sem uma ação concreta nestes pontos dificilmente o governo conseguirá cumprir as metas propostas por Colombo na campanha eleitoral de 2010 como construção de hospitais, policlínicas, diminuir as distâncias para os tratamentos especializados, entre outras.

Leia mais...
“Governo ‘apanha´ na saúde”

Continue lendo...

Sem medo das ruas

As denúncias sobre abuso no uso de aeronaves do governo só revela que os políticos continuam apostando na impunidade. Alguns dos casos que vieram à tona agora ocorreram durante o auge das manifestações que tomaram as ruas do país. Nem mesmo o povo na rua foi capaz de botar medo neles. Os protestos de agora precisam repercutir nas urnas em 2014, caso contrário corre-se o risco de continuar tudo como sempre foi.

Continue lendo...

Uva Goethe

A histórica comunidade de Azambuja, em Pedras Grandes, está eufórica com mais uma edição da Festa do Vinho Goethe que será realizada a partir de sexta-feira. Os organizadores esperam mais de 40 mil visitantes, dez vezes mais a população do município. Esta será a primeira edição da festa depois do reconhecimento oficial, pelo INPI, da Indicação de Procedência (IP) dos Vales da Uva Goethe. Vinícolas de toda a região estão presentes na festa e uma das representantes locais é a Irmãos Felipe, hoje a única industrial da cidade.

Continue lendo...

Empresa Cidadã

A Librelato S.A. Implementos Rodoviários é uma das vencedoras do Prêmio Empresa Cidadã 2013, promovido pela ADVB. A Librelato receberá o troféu e o selo de Empresa Cidadã no dia 1° de agosto, em Lages/SC.

Continue lendo...

Frase do Dia

“Grande parte da vitalidade de uma amizade reside no respeito pelas diferenças, não apenas em desfrutar das semelhanças.”
James Fredericks, escritor escocês

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors