terça-feira, 2 de julho de 2013

Amurel em alerta

O número de homicídios na região da Amurel volta a chamar a atenção. A cidade de Laguna já teve oito no primeiro semestre de 2013. Em 2012 não teve nenhum. Jaguaruna que teve um crime deste tipo no ano passado já registrou quatro este ano. E Tubarão que tinha o maior número de 2012 com seis registros teve um em 2013.

Num rápido balanço só entre estas três cidades, houve um aumento de quase 50% e mudança de endereço. Tubarão ficou mais tranquila e a preocupação passou para as cidades vizinhas. As estatísticas são alarmantes para o tamanho da população. Só que mais do que números elas expõem problemas sociais que seguem sem solução.

A maioria dos crimes continua ocorrendo em áreas de vulnerabilidade social, por motivos como disputas entre facções criminosas e dependência de drogas. Mas eles também ocorreram em casas comerciais e entre membros da mesma família, mostrando que o problema está bem mais perto do que se pensa.

Jovens, idosos, trabalhadores ou desempregados, dependentes de drogas ou esportistas. Uma variação muito grande de perfis entre vítimas e autores dos crimes. A sociedade precisa acordar para cuidar das causas de tanta violência.

Há dois anos passávamos por uma onda de violência semelhante. Alguns movimentos foram feitos, mas se mostram sem a devida eficiência. O sentimento de ineficiência, insegurança e impunidade continua.

Continue lendo...

Crime hediondo: teoria e prática

O Senado aprovou mudança na Lei que inclui o crime de corrupção entre os crimes hediondos. Se ver político sendo preso já é difícil imagine agora ser enquadrado em corrupção? A vigilância da população que foi às ruas para protestar deve ser permanente para cobrar que as reivindicações sejam cumpridas na teoria e na prática também.

Continue lendo...

Prêmio Adjori de Jornalismo

A coluna que publico no jornal Folha, de Braço do Norte, recebeu Menção Honrosa por estar entre os três finalistas (segundo lugar) do Prêmio Adjori de Jornalismo, divulgado no último sábado, 29/6, durante o Congresso Estadual realizado em Itapema. Só me resta agradecer por ter sido lembrado pelos jurados, mas principalmente pela oportunidade de fazer parte do jornal e equipe e também aos leitores. Obrigado!

Continue lendo...

Frase do Dia

“Sempre há um pouco de loucura no amor, porém sempre há um pouco de razão na loucura.”
F. Nietzshe, filósofo alemão

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors