quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sem moral para as reformas

Entre os pactos nacionais propostos pela presidenta Dilma Roussef (PT) houve recuo na ideia de convocar uma Constituinte para fazer a Reforma Eleitoral. Houve reação em torno do assunto e se observamos mais a fundo, vamos perceber que não haveria necessidade de começar novas discussões se já temos no Congresso um projeto para a tal reforma. O que falta é botá-lo na pauta de votações.

O fato é que a ideia de propor uma constituinte para fazer esta reforma nasce da falta de credibilidade que o atual parlamento tem para votar este assunto. As propostas se arrastam em longas discussões, projetos e emendas que não garantem que teremos um sistema melhor. Será que os congressistas votarão algo que não lhe traga vantagens?

Os políticos em geral vivem com regalias de reis e rainhas e não parecem dispostos a cortar nenhum benefício. Será que eles topariam acabar com as reeleições sem limites para os cargos legislativos? Será que eles aceitariam cortar o número de assessores e despesas de gabinete? Será que eles vão tomar medidas para modificar a atuação dos partidos que hoje dominam o executivo e exigem nomeações de cargos e comando de ministérios e secretarias?

A pressão popular já obteve resultado na votação da PEC 37 que mesmo sem um esclarecimento mais claro acabou sendo derrotada. Então a mobilização deve continuar para que as reformas necessárias, e entre elas a política, tragam melhorias e não sejam apenas remendos para tapar um buraco qualquer.

Royalties vão demorar

O destino dos royalties do petróleo, outro assunto proposto pela presidenta Dilma Roussef (PT) e também reivindicado pela população, teve novas propostas. Ao invés de 100% para a educação, foi apresentada uma emenda dividindo os recursos em 75% para educação e 25% para a saúde, outra área prioritária. O que ninguém deve esquecer é que antes de usar estes recursos, é preciso extrair o petróleo, transformá-lo em dinheiro e depois fazer o investimento. Quanto tempo isso vai levar? Dá para esperar por esta solução?

PCdoB planeja 2014

O PCdoB de Santa Catarina reuniu em Florianópolis, dirigentes estaduais, lideranças regionais e vereadores eleitos do partido. Entre outros assuntos, a reunião discutiu o projeto político para 2014. A compreensão é de que uma chapa própria de deputados estaduais para o pleito do ano que vem é de fundamental para a sobrevivência partidária. A meta é manter a cadeira na Alesc e conquistar uma na Câmara Federal. Nos próximos meses, o PCdoB deverá concentrar esforços na organização e consolidação do partido nos maiores municípios, sem desconsiderar os municípios menores.

Rhumor do JBGuedes

Blog do Guedes - twitter.com/jbfguedes

Paço batizado

O novo Paço Municipal de Imbituba levará o nome do ex-prefeito Nelson Souza (1959-1964). O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade na última sessão da Câmara de Vereadores.

Frase do Dia

"A maioria das pessoas está ligada a um tempo anterior, mas você deve estar vivo em nosso próprio tempo."
Marshall McLuhan, acadêmico canadense

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores