sexta-feira, 14 de junho de 2013

Com minoria, tem que dialogar mais

Como faz diferença para um prefeito ter ou não o apoio da maioria na Câmara de Vereadores. Veja o caso de Tubarão por exemplo. O prefeito Olavio Falchetti (PT) sempre disse que isso não seria um problema, pois os bons projetos teriam o apoio dos legisladores. Só que na prática a situação tem sido diferente.

O que está faltando? Bons projetos ou mais diálogo? Com apenas três vereadores na base do governo, o executivo municipal está sem condições de ganhar qualquer votação mais polêmica. Pra mudar isso, deve mudar também a forma como está encaminhando os projetos para a Câmara.

Ontem, teve que retirar da pauta o projeto de Lei que reduzia o teto do recebimento das Requisições de Pequeno Valor (RPV) de 10 para quatro salários mínimos. Se fosse colocado para votação, seria derrota certa. Prefeito, vice e secretários estiveram na Câmara antes da sessão e não conseguiram reverter a situação, por isso vão discutir com mais tempo.

Será que o diálogo prévio não evitaria este desgaste? A prefeitura argumenta que precisa reduzir o valor da RPV para garantir a viabilidade financeira e ter recursos para outras áreas. O número de ações e os valores que impactam nesta medida poderiam ser colocados na mesa para sensibilizar os vereadores da importância do projeto.

Até agora foram quase seis meses e meio de mandatos e este relacionamento precisa mudar para não atrapalhar ainda mais os três anos e meio que restam.

Continue lendo...

Aprendizado com Imaruí

O prefeito de Pescaria Brava, Antonio Honorato (PSDB), deve se espelhar no que ocorreu na vizinha Imaruí para discutir a instalação do Presídio no município. Lá, o assunto custou a reeleição do ex-prefeito Amarildo Souza (PSD). O tema foi politizado e pouco se debateu sobre os prós e contras do projeto. O novo município de Pescaria Brava tem carências em diversas áreas e poderia ganhar com diversas obras compensatórias ao abrigar a construção do presídio. Mas a população precisa ser ouvida para decidir se isso vale a pena.

Continue lendo...

Jovens empreendedores

Para encerrar a Semana Estadual do Jovem Empreendedor e comemorar os 25 anos da Associação dos Jovens Empreendedores de Tubarão foi realizada uma palestra com o Secretário de Desenvolvimento Sustentável Paulo Bornhausen (PSD) e um painel com o ex-presidente da Ajet

Continue lendo...

Frase do Dia

"Para oferecer um serviço verdadeiro você deve adicionar algo que não pode ser comprado ou calculado com dinheiro, e isso é a sinceridade e a integridade."
Donald A. Adams

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors