quinta-feira, 13 de junho de 2013

Trânsito: falta muito mais

O trânsito de Tubarão vai passar por mudanças nos próximos dias. A partir de segunda-feira já não será mais permitido estacionar na avenida Patrício Lima. Até aí, parece que está tudo bem. O problema é com a mesma decisão na avenida Marcolino Martins Cabral. Aí a polêmica está formada. Muitos são a favor, muitos são contra. Lojistas, principalmente, não concordam com a medida.

O assunto sempre gerou discussões acirradas na cidade. No livro que conta os 60 anos da Acit, a jornalista Darlete Cardoso, relata que em 1976 a proibição de estacionamento na Rua Coronel Collaço não foi bem recebida pelos empresários. A medida seria em caráter experimental durante a realização dos Jogos Aberto de Santa Catarina (Jasc). Como funcionou, a decisão foi mantida e novamente em 1978, os empresários voltaram a questionar o assunto, que não mudou até hoje.

Mas você já imaginou como seria se tivéssemos estacionamento naquele trecho, que liga a saída das pontes até a avenida Marcolino Martins Cabral? De repente, daqui a 30 anos, as pessoas também vão lembrar e questionar como era possível ter estacionamento na principal avenida.

As cidades crescem e se modernizam e para isso são necessárias mudanças. Nos grandes centros, as principais avenidas não têm estacionamentos.

O problema a ser realmente discutido em Tubarão é que com ou sem avenidas, faltam vagas para estacionar, falta sinalização, faltam semáforos sincronizados, falta educação no trânsito, faltam ciclovias e temos um precário sistema de transporte coletivo. E tudo isso, tem que ser cobrado pela população.

Redução do teto da RPV

Um tema que deve polemizar a sessão da Câmara de Vereadores de Tubarão desta quinta-feira. O projetoque reduz o teto para o recebimento de Requisição de Pequeno Valor (RPV) está na pauta, mas já tem indicativo dos vereadores de oposição de que não será aprovado. A proposta do executivo municipal baixa de dez para quatro salários mínimos o valor dos pagamentos que são feitos em curto prazo. Acima disso o pagamento é feito via precatórios, com prazos maiores.

Colombo e o Aeroporto

Na semana passada, pude conversar com o governador Raimundo Colombo (PSD) após a participação dele no programa Conversa de Botequim, da Unisul TV. Vejam o que ele disse sobre o Aeroporto Regional de Jaguaruna
 

Frase do Dia

"Um anão sobre os ombros de um gigante pode ver mais longe que o próprio gigante."
Robert Burton, acadêmico inglês

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores