segunda-feira, 3 de junho de 2013

Uma reflexão sobre a insegurança

O jornalista Caco Barcellos esteve em Tubarão na última semana e deixou importantes questionamentos sobre o tema que mais aflige os brasileiros na atualidade: a segurança. Jornalista investigativo, ligado sempre a temas polêmicos e conhecedor da realidade das áreas mais violentas do país ele alertou que a falta de conhecimento da sociedade é um dos empecilhos para encontrar ações efetivas.

Barcellos se utilizou de informações sobre a opinião dos brasileiros acerca de pontos discutidos como alternativas para conter a violência como práticas de tortura na interrogação de criminosos e a pena de morte. Segundo ele, 49% dos ricos e 19% dos pobres aprovariam a tortura para um crime de furto, que é um crime menor que a própria tortura.

Quanto a pena de morte lembrou que a polícia brasileira mata atualmente quase o mesmo número de pessoas que são executadas em nações que adotam a pena de morte. Sugeriu ainda que se a pena fosse adotada no Brasil, que estivesse escrito na Lei que somente os pobres e negros estariam sujeitos a tal condenação, pois a realidade de desigualdade social que vivemos é esta.

Parece pesado afirmar isso, mas se olharmos ao nosso redor vamos perceber que é desta forma que a justiça acontece. Quem tem dinheiro para pagar bons advogados e galgar todos os recursos permitidos pela justiça consegue arrastar os processos por anos, às vezes mais de uma década.

Se ainda assim, considerarmos esta realidade justa, precisamos lembrar que violência só gera violência. Cidadãos comuns, armados para se proteger, são responsáveis por boa parte dos assassinatos. Solução mesmo é investir em educação e oportunidades iguais para todos.

Continue lendo...

Ação improcedente

A Justiça Eleitoral julgou improcedente a Ação de Investigação Eleitoral contra dois vereadores de Tubarão. A ação proposta por um partido político e interessados, tramitava em segredo de justiça desde novembro de 2012. Na última terça-feira, 28/5, o juiz da 99ª Zona Eleitoral, Elleston Canalli, assinou o despacho que encerrou as investigações sobre compra de votos e abuso de poder econômico supostamente ocorridas na véspera das eleições de 2012.

Continue lendo...

Bornhausen e Colombo na região

O governador Raimundo Colombo (PSD) e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) Paulo Bornhausen (PSD) passarão por Tubarão esta semana para proferir palestras sobre ações do governo. O primeiro evento será nesta terça-feira, 4/6, na sede da Acit, às 14 horas, quando Bornhausen falará sobre “A Nova Economia Catarinense, a BMW e Você”. Além de tubarão ele passará no mesmo dia por Araranguá, Criciúma e Imbituba.

Colombo virá a Tubarão na sexta-feira, 7/6, para falar sobre gestão e prestação de contas da atual administração estadual. O evento será no Clube Cidade Luz, às 19h30min.

Continue lendo...

Anselmo no comando do PT de Capivari

O diretório do PT de Capivari de Baixo empossou na última semana Robson Paes Anselmo como o novo presidente. Maria Vilma Heleodoro Luiz será a vice. A primeira tarefa, talvez, seja apaziguar os ânimos entre os dois vereadores da sigla.

Continue lendo...

Frase do Dia

"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente."
Soren Kierkegaard, filósofo dinamarquês

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors