Uma reflexão sobre a insegurança

by Rafael Matos on segunda-feira, 3 de junho de 2013

O jornalista Caco Barcellos esteve em Tubarão na última semana e deixou importantes questionamentos sobre o tema que mais aflige os brasileiros na atualidade: a segurança. Jornalista investigativo, ligado sempre a temas polêmicos e conhecedor da realidade das áreas mais violentas do país ele alertou que a falta de conhecimento da sociedade é um dos empecilhos para encontrar ações efetivas.

Barcellos se utilizou de informações sobre a opinião dos brasileiros acerca de pontos discutidos como alternativas para conter a violência como práticas de tortura na interrogação de criminosos e a pena de morte. Segundo ele, 49% dos ricos e 19% dos pobres aprovariam a tortura para um crime de furto, que é um crime menor que a própria tortura.

Quanto a pena de morte lembrou que a polícia brasileira mata atualmente quase o mesmo número de pessoas que são executadas em nações que adotam a pena de morte. Sugeriu ainda que se a pena fosse adotada no Brasil, que estivesse escrito na Lei que somente os pobres e negros estariam sujeitos a tal condenação, pois a realidade de desigualdade social que vivemos é esta.

Parece pesado afirmar isso, mas se olharmos ao nosso redor vamos perceber que é desta forma que a justiça acontece. Quem tem dinheiro para pagar bons advogados e galgar todos os recursos permitidos pela justiça consegue arrastar os processos por anos, às vezes mais de uma década.

Se ainda assim, considerarmos esta realidade justa, precisamos lembrar que violência só gera violência. Cidadãos comuns, armados para se proteger, são responsáveis por boa parte dos assassinatos. Solução mesmo é investir em educação e oportunidades iguais para todos.

Ação improcedente

by Rafael Matos

A Justiça Eleitoral julgou improcedente a Ação de Investigação Eleitoral contra dois vereadores de Tubarão. A ação proposta por um partido político e interessados, tramitava em segredo de justiça desde novembro de 2012. Na última terça-feira, 28/5, o juiz da 99ª Zona Eleitoral, Elleston Canalli, assinou o despacho que encerrou as investigações sobre compra de votos e abuso de poder econômico supostamente ocorridas na véspera das eleições de 2012.

Bornhausen e Colombo na região

by Rafael Matos

O governador Raimundo Colombo (PSD) e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) Paulo Bornhausen (PSD) passarão por Tubarão esta semana para proferir palestras sobre ações do governo. O primeiro evento será nesta terça-feira, 4/6, na sede da Acit, às 14 horas, quando Bornhausen falará sobre “A Nova Economia Catarinense, a BMW e Você”. Além de tubarão ele passará no mesmo dia por Araranguá, Criciúma e Imbituba.

Colombo virá a Tubarão na sexta-feira, 7/6, para falar sobre gestão e prestação de contas da atual administração estadual. O evento será no Clube Cidade Luz, às 19h30min.

Anselmo no comando do PT de Capivari

by Rafael Matos

O diretório do PT de Capivari de Baixo empossou na última semana Robson Paes Anselmo como o novo presidente. Maria Vilma Heleodoro Luiz será a vice. A primeira tarefa, talvez, seja apaziguar os ânimos entre os dois vereadores da sigla.

Frase do Dia

by Rafael Matos

"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente."
Soren Kierkegaard, filósofo dinamarquês

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores
Os textos publicados aqui podem ser reproduzidos com a devida citação da autoria e endereço do link. Tecnologia do Blogger.