segunda-feira, 1 de abril de 2013

Colombo e os planos para o Porto de Imbituba

Governador Raimundo Colombo passou por Imbituba nesta segunda-feira, 1/4, e antes da palestra no Imbituba Atlético Clube visitou o Porto da cidade que agora é administrado pelo Estado. Ele falou com a jornalista Emanuelle Querino, da RCW TV, sobre os planos para o porto. Confira:
 

Fiscalização sobre quem cobra o pedágio

Da maneira como estão funcionando, as concessões de rodovias federais para empresas privadas se configuram no verdadeiro ’negócio da China’. O governo gasta bilhões para construir e ampliar as estradas e depois entrega para as empresas cobrarem pedágio com a responsabilidade de realizarem investimentos e manutenções a partir dali.

Só que em Santa Catarina, estas empresas, que não investem um tostão na construção das estradas que exploram, estão cumprindo apenas uma parte do acordo que é cobrar o pedágio do cidadão. Reportagens do Grupo RBS divulgam desde ontem as ações do Ministério Público Federal que cobram o cumprimento do edital que regulam estas concessões. As estimativas são de que o lucro irregular pode chegar a R$ 790 milhões ao final de 25 anos.

Até agora o MP já deu entrada em quase uma dezena de ações que ou não deram em nada ou não foram julgadas. O promotor Mário Sérgio Barbosa, de Joinville, é considerado uma pedra no sapato da concesssionária e também da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Esta agência deveria zelar pelos direitos do cidadão e fiscalizar o cumprimento do edital, que é o contrato que rege este tipo de concessão. Só que isto não vem acontecendo e o cidadão vem sendo enrolado, para não dizer coisa pior.

Ao cobrar o pedágio de quem trafega na BR-101 a empresa concessionária deveria realizar obras de manutenção, melhorias e ampliação. A principal delas é o contorno viário da Grande Florianópolis, que pelo edital, deveria ter ficado pronto no último mês de Fevereiro. Parece piada não é mesmo?

Toda esta polêmica ocorre no trecho norte da BR-101 e que vai até o Estado do Paraná. Mas é esta mesma concessionária que cobra dos motoristas que vem para o Sul do Santa Catara e trafegam numa rodovia em obras, com trechos perigosos, esburacados, congestionados e sem nenhuma assistência. Ou seja, o descumprimento do edital é só mais um dos tantos absurdos registrados sobre o assunto.

Até quando? Como lembrei aqui na semana passada. Ainda não temos pedágio no trecho do Sul da BR-101, mas vamos ter. Será que vão permitir que a mesma situação ocorra por aqui?

Rhumor do JBGuedes

Blog do Guedes - twitter.com/jbfguedes

Prestando contas em Imbituba

O Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), vem nesta segunda-feira (1/4) a Imbituba para proferir uma palestra com o tema “Gestão e Prestação de Contas". O evento será no Imbituba Atlético Clube, às 19h30min, e será aberto ao público.

Frase do Dia

“Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.”
Platão, filósofo e matemático grego

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores