segunda-feira, 1 de abril de 2013

Colombo e os planos para o Porto de Imbituba

Governador Raimundo Colombo passou por Imbituba nesta segunda-feira, 1/4, e antes da palestra no Imbituba Atlético Clube visitou o Porto da cidade que agora é administrado pelo Estado. Ele falou com a jornalista Emanuelle Querino, da RCW TV, sobre os planos para o porto. Confira:
 

Continue lendo...

Fiscalização sobre quem cobra o pedágio

Da maneira como estão funcionando, as concessões de rodovias federais para empresas privadas se configuram no verdadeiro ’negócio da China’. O governo gasta bilhões para construir e ampliar as estradas e depois entrega para as empresas cobrarem pedágio com a responsabilidade de realizarem investimentos e manutenções a partir dali.

Só que em Santa Catarina, estas empresas, que não investem um tostão na construção das estradas que exploram, estão cumprindo apenas uma parte do acordo que é cobrar o pedágio do cidadão. Reportagens do Grupo RBS divulgam desde ontem as ações do Ministério Público Federal que cobram o cumprimento do edital que regulam estas concessões. As estimativas são de que o lucro irregular pode chegar a R$ 790 milhões ao final de 25 anos.

Até agora o MP já deu entrada em quase uma dezena de ações que ou não deram em nada ou não foram julgadas. O promotor Mário Sérgio Barbosa, de Joinville, é considerado uma pedra no sapato da concesssionária e também da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Esta agência deveria zelar pelos direitos do cidadão e fiscalizar o cumprimento do edital, que é o contrato que rege este tipo de concessão. Só que isto não vem acontecendo e o cidadão vem sendo enrolado, para não dizer coisa pior.

Ao cobrar o pedágio de quem trafega na BR-101 a empresa concessionária deveria realizar obras de manutenção, melhorias e ampliação. A principal delas é o contorno viário da Grande Florianópolis, que pelo edital, deveria ter ficado pronto no último mês de Fevereiro. Parece piada não é mesmo?

Toda esta polêmica ocorre no trecho norte da BR-101 e que vai até o Estado do Paraná. Mas é esta mesma concessionária que cobra dos motoristas que vem para o Sul do Santa Catara e trafegam numa rodovia em obras, com trechos perigosos, esburacados, congestionados e sem nenhuma assistência. Ou seja, o descumprimento do edital é só mais um dos tantos absurdos registrados sobre o assunto.

Até quando? Como lembrei aqui na semana passada. Ainda não temos pedágio no trecho do Sul da BR-101, mas vamos ter. Será que vão permitir que a mesma situação ocorra por aqui?

Continue lendo...

Rhumor do JBGuedes

Blog do Guedes - twitter.com/jbfguedes

Continue lendo...

Prestando contas em Imbituba

O Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), vem nesta segunda-feira (1/4) a Imbituba para proferir uma palestra com o tema “Gestão e Prestação de Contas". O evento será no Imbituba Atlético Clube, às 19h30min, e será aberto ao público.

Continue lendo...

Frase do Dia

“Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.”
Platão, filósofo e matemático grego

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors