quarta-feira, 27 de março de 2013

INSS construirá sede em Capivari de Baixo

Os gestores regionais esperam iniciar as obras da sede do INSS em Capivari de Baixo ainda em 2013. Esta foi a informação repassada ao prefeito Moacir Rabelo (PP) e ao presidente da Câmara de Vereadores, Farinheira (PT), em reunião realizada em Criciúma nesta quarta-feira, 27/3. A gerente executiva Sílvia Torres e o chefe de logística Rui Cesar Ferreira relataram que aguardam a liberação do orçamento para começar os trabalhos.

Pedágio: atenção antecipada

Pelos corredores de Brasília são discutidos diversos projetos de lei. Muitos têm relevância com a vida dos brasileiros e outros nem tanto. Alguns projetos ganham destaque e grandes debates e outros passam despercebidos e quando se vê, tornaram-se leis.

Um destes projetos tem relação direta com o futuro de nossa região pois trata dos pedágios na BR-101. Nós ainda não temos nenhum por aqui, mas é certo que teremos. Hoje mesmo já se paga pedágio em Palhoça para circular por trechos que ainda não foram concluídos. Um verdadeiro absurdo que ninguém conseguiu reverter.

Mas os deputados aprovaram ontem um projeto, relatado pela deputada federal catarinense Carmen Zanotto (PPS), que concede isenção do pagamento de pedágio a quem comprovar residência permanente ou exercer atividade profissional, também permanente, no município em que se localiza a praça de cobrança da tarifa.

Na prática, imagine alguém que mora em Laguna, mas trabalha em Tubarão, e se tivermos um pedágio entre as duas cidades, terá que pagar diariamente para trafegar neste trecho. A deputada disse que é preciso aprovar e garantir o direito de ir e vir dos trabalhadores que precisam se deslocar diariamente por onde tem um pedágio.

De acordo com a proposta o proprietário deverá ter o veículo credenciado periodicamente pelo poder concedente do serviço de pedágio e pelo concessionário, conforme procedimentos a serem fixados em regulamento. A isenção valerá também para as rodovias federais que tenham sido concedidas à iniciativa privada, após delegação da União para estados, Distrito Federal ou municípios.

Vale acrescentar que na origem, o projeto é de autoria do deputado Esperidião Amin (PP), e agora segue para avaliação do Senado. Como eu disse no início, o assunto pode não interessar agora, mas quando tivermos que pagar a conta pode ser tarde para mudar. Por isso vale a atenção da população local que deve cobrar dos senadores para que o projeto também seja aprovado por eles.

Vereador pede por assessor parlamentar

As relações entre alguns vereadores de Capivari de Baixo estão longe de serem consideradas boas. Três deles estão insatisfeitos com a mesa diretora por causa da divisão dos cargos comissionados. O vereador Nazareno Corrêa (PT) teve requerimento endereçado ao presidente da Câmara, Farinheira (PT), pedindo a nomeação um assessor parlamentar, pois atualmente tem apenas uma secretária. Ele argumenta que além dele, Arlei da Silva (PPS) e Ailton Bitencourt (PSD) estão na mesma condição, enquanto outros vereadores dispõem da assessoria.

As divergências entre os grupos vêm desde a eleição da mesa diretora em janeiro. Corrêa reclama de tratamento diferenciado e diz que registrou o pedido na Câmara porque ouviu do presidente numa emissora de rádio de que as nomeações seriam feitas para quem fizesse o pedido.

Rhumor do JBGuedes

Blog do Guedes - twitter.com/jbfguedes

Frase do Dia

"Só podemos dar aquilo que temos em nós mesmos."
Wayne Dyer, escritor americano

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores