terça-feira, 26 de março de 2013

Matemática no lugar da ideologia

O secretário estadual de Turismo Beto Martins (PSDB) está desde o último fim de semana respondendo aos questionamentos sobre uma possível mudança de partido. A informação que circula é de que ele estaria trocando o PSDB pelo PP. Alguns até davam a notícia como certa e do litoral ao oeste catarinense surgiram diversas manifestações de parabéns e boas vindas.

Sobre o assunto, o ex-prefeito de Imbituba me disse que não havia tratado formalmente com ninguém, mas como tem muitos e grandes amigos no PP a informação surgiu como brincadeira. Mas percebam, Beto disse que formalmente não tem nada, o que significa que informalmente se fala no assunto.

Mas quem acha que a troca de partido de uma das principais lideranças tucanas no Estado é apenas especulação deve prestar atenção a alguns números que são muito estudados quando se planejam projetos eleitorais. É a matemática no lugar da ideologia.

Beto Martins tem interesse em ser candidato a deputado estadual em 2014 e baseado na votação dos eleitos em 2010 faz as contas. Naquela eleição Marcos Vieira foi o quarto mais votado do PSDB com 38.370 votos. Pela sobra, Dóia Guglielmi conquistou a sexta e última vaga com 34.667 votos. Ou seja, se o PSDB manter o mesmo número de vagas seriam necessários entre 40 a 45 mil votos para se eleger com folga. Mas será que o partido repete o desempenho?

Já entre os deputados eleitos pelo PP, Valmir Comim foi o quinto mais votado com 30.223 votos e pela sobra Reno Caramori ocupou a vaga do falecido Lício da Silveira com 24.198 votos. Uma diferença de 10,5 mil votos para o último eleito do PSDB.

Com uma votação superior a dos progressistas, os tucanos Maurício Escudlark e Daniel Tozzo fizeram 34.093 votos e 27.755 votos respectivamente e ficaram na suplência. O candidato tucano da Amurel mais votado foi Carlos Stüpp que fez 23.404 votos.

Como o presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli, já anunciou que não disputa a reeleição, o PP da Amurel teria uma vaga a ser ocupada e muito provalmente seria o espaço para Beto Martins. Em Imbituba, cidade em que foi prefeito por dois mandatos, o sucessor Jaison Cardoso (PSDB) tem um vice do PP. Então não seria nada constrangedora a mudança. E ainda pela aprovação que deixou a prefeitura, a expectativa seria obter mais de 50% dos votos na cidade e já partiria com a eleição bem encaminhada. Se Ponticelli for candidato a deputado federal, ganharia também um cabo eleitoral de peso.

Ah é claro, o PSDB em 2014 também deve ter o senador Paulo Bauer como candidato ao governo do estado e um dos nomes cotados para vice é também o de Beto Martins. Então a decisão levará outros fatores em conta e o tempo deve valorizar o passe dele ainda mais.

Continue lendo...

Imbituba: PSDB fará convenção em 4/4

A convenção do diretório municipal do PSDB de Imbituba ficou marcada para o dia 4 de abril, fora do prazo mas em acordo realizado com o diretório estadual. O ex-prefeito Beto Martins acredita que a indicação do presidente será feita de forma harmônica.

Continue lendo...

Pescaria Brava: PHS não presta contas

A juíza da 20ª Zona Eleitoral (Laguna), Lara Maria Zanotelli, julgou não prestadas as contas, referentes à campanha eleitoral de 2012, do PHS de Pescaria Brava. Dessa forma, determinou a suspensão do repasse de recursos do Fundo Partidário do ano seguinte ao trânsito em julgado desta decisão.

Nas eleições de 2012 o partido apresentou uma candidata a prefeita, Maristela Goulart, que não obteve nenhum voto. Ela não apareceu durante a campanha e teve problemas com o registro do candidato a vice que teve de ser substituido. Os dois candidatos a vereador da sigla somaram seis votos e a legenda obteve um voto.

Leia mais...
Contas de campanha do PHS de Pescaria Brava são julgadas não prestadas

Continue lendo...

Rhumor do JBGuedes

Blog do Guedes - twitter.com/jbfguedes

Continue lendo...

Frase do Dia

“Somos aquilo que fizemos repetidamente.”
Aristóteles, filósofo grego

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors