segunda-feira, 11 de março de 2013

A hora certa do desembarque

O PSDB de Santa Catarina avalia a possibilidade de desembarcar da Tríplice Aliança e por consequência do Governo Estadual. O principal motivo seria incentivar uma candidatura própria do partido nas eleições de 2014 e garantir espaço ao pré-candidato a presidente da sigla, o senador Aécio Neves.

O senador Paulo Bauer tem se apresentando como esta alternativa dos tucanos e já realiza um roteiro pelo estado para discutir a situação com os filiados. A região sul ainda não foi visitada pelo senador e pelo ex-governador Leonel Pavan e espera-se que isso ocorra em breve, antes até das convenções municipais que devem ser realizadas até o dia 24 de março.

O desembarque do PSDB do governo pode ser uma manobra parecida a que realizou o Democratas em 2010. A diferença é que Raimundo Colombo tinha como objetivo manter a triplice aliança e ser o candidato da coligação, o que conseguiu.

Desta vez, Colombo será candidato à reeleição e não há espaço para esta discussão. Os tucanos também não estão satisfeitos com o interesse de integrar o PP na composição e também no apoio que o PSD, partido atual do governador, deve dar à candidatura de Dilma Roussef à reeleição. Por isso a alternativa de candidatura e palanque próprio.

Mas será que o desembarque do governo interessa também às base do partido? Esta ruptura significaria deixar para trás cargos em secretaria estaduais e nas secretarias de desenvolvimento regional. O PSDB da região tem hoje duas SDRs, Tubarão e Braço do Norte, e ainda o secretário estadual de Turismo, Beto Martins, apenas para citar os exemplos locais.

E ainda, o Democratas deixou o governo e todos os cargos em março de 2010. Não seria cedo demais para o PSDB tomar esta posição e ficar sem a visibilidade de suas lideranças há mais de um ano e meio das eleições? São respostas que os encontros regionais e as convenções podem dar. Toda posição tem um preço e resta saber se os tucanos estão dispostos a pagar por ela?

Continue lendo...

Brazil Rice Cooperativa

A Sede Cooperativista de Arroz que está sendo discutida há 15 anos chegou na fase final de viabilidade e será construída em Imbituba. O projeto envolve cinco cooperativas. Com a nova estrutura, os rizicultores da região esperam melhorar as condições de trabalho. Além de trazer economia para a categoria

Continue lendo...

Desassoreamento gera preocupação em Laguna

O desassoreamento do Rio Tubarão está causando preocupação para os moradores de Laguna. É que com a obra, o Canal da Barra, que é o acesso de chegada dos barcos pesqueiros ao porto, pode ser prejudicado. Depois de reunir dados técnicos da Secretaria do Estado, um grupo formado por representantes de entidades ligadas a pesca, meio ambiente, indústria, comércio, secretários municipais, vereadores e a SDR pretende organizar um pedido e entregar oficialmente ao Governo do Estado.

Algumas pessoas lembram que antes das obras de redragagem e retificação do leito do Rio Tubarão, finalizadas em 1982, as praias de Laguna dificilmente ficavam sujas após as enxurradas como ficam atualmente.

Continue lendo...

Frase do Dia

"O valor dos soldados depende da estratégia do general."
Publílio Siro, pensador romano

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors