segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Situação financeira e administrativa em pauta

O prefeito de Tubarão Olavio Falchetti (PT) apresentará a situação financeira e administrativa da prefeitura municipal na próxima quinta-feira, 7/2. Ele fará o relato durante uma entrevista coletiva que está sendo convocada para ser realizada na Sala de Atos, do Paço Municipal. Os números reais sobre a situação financeira e outras informações administrativas vem sendo discutidos desde que o ex-prefeito Pepê Collaço (PSD) assumiu o cargo na metade de 2012.

Continue lendo...

Muitas Leis, muitas Vidas

Os vereadores de Tubarão realizam esta noite a primeira sessão ordinária da legislatura 2013-2016. Algumas sessões extraordinárias foram realizadas em janeiro, mas a sessão de hoje, que começou às 19 horas, não deixa de ser a abertura oficial dos trabalhos legislativos. A mesma primeira sessão ocorre em diversas cidades.

Em Tubarão a grande expectativa é de como vão se comportar os 17 vereadores. Depois de muitos anos, o executivo municipal não tem maioria na casa e não procurou intervir no resultado da eleição da mesa diretora. A situação, apesar de inusitada, não deixa de ser normal, pois o que mais se espera dos dois poderes é independência.

O que todos esperam também é que cada um faça a sua parte e não tente atrapalhar o trabalho do outro. O poder executivo é feito para planejar, executar e atender as necessidades do cidadão. O poder legislativo existe para sugerir e principalmente fiscalizar o executivo, sem receber nada em troca por isso, alem dos devidos salários.

Ao cidadão cabe ficar de olho em tudo e todos. Se a cidade não está como gostaria, se as leis não satisfazem as necessidades, e se os problemas continuam sem solução, parte da culpa também é de quem vota e elege prefeitos e vereadores. Não se pode votar e depois deixar de cobrar com a desculpa de que na política é sempre assim mesmo.

E falando em Leis, tem gente que mede a produtividade dos vereadores pela quantidade de Projetos de Leis apresentados e aprovados. Os autores dos projetos costumam propor e depois o argumento é que a aplicação e fiscalização fica a cargo da prefeitura.

Pois bem, quem sabe os novos vereadores de todas as cidades façam uma revisão geral das Leis vigentes. Que sejam descartadas aquelas consideradas desatualizadas e passem a cobrar pelo respeito às Leis existentes. Na grande maioria dos casos, as cidades já tem legislação aprovada, mas falta a tal da fiscalização.

Como se discute nos últimos dias, devido à tragédia de Santa Maria, muitas vidas poderiam ter sido salvas se as leis (que já temos) fossem cumpridas.

Continue lendo...

Encontro entre secretários e vereadores

O prefeito de Tubarão, Olavio Falchetti (PT), participou nesta segunda-feira (4/2), no auditório da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), da apresentação dos novos secretários municipais aos vereadores dessa legislatura. O encontro havia sido solicitado ainda em 2012 durante encontro promovido pelo então prefeito eleito com os vereadores eleitos.

Todos os secretários estiveram presentes, além do vice-prefeito, Akilson Machado (PT), o chefe de gabinete, Fernando Ferreira, e imprensa em geral.

No primeiro ato do evento, os secretários apresentaram-se, um a um, descrevendo um breve currículo de suas atividades, além de enfatizarem os desafios que cada pasta possui. Logo em seguida, foi a vez dos vereadores presentes fazerem o mesmo, se apresentando e detalhando as plataformas de trabalho.

Na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores no exercício 2013, que será realizada nesta segunda-feira, logo mais às 19 horas, no plenário Manoel Eugênio, o prefeito Falchetti, o vice Akilson, e demais secretários, também estarão presentes.

Com informações da PMT

Continue lendo...

Para discutir o Sul

Continue lendo...

Rhumor do JBGuedes

Blog do Guedes - twitter.com/jbfguedes

Continue lendo...

Frase do Dia

"Todas as coisas difíceis têm sua origem naquilo que é fácil, e as grandes coisas naquilo que é pequeno."
Lao-Tzu, filósofo chinês

Continue lendo...

Ordem do dia da Câmara de Tubarão, 4/2

Os Vereadores de Tubarão estarão reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio na segunda-feira, 4/2, realizando a 1ª Sessão Legislativa Ordinária de 2013, no horário regimental das 19 horas.

O prefeito municipal, João Falchetti (PT), acompanhado do vice, Akilson Machado (PT) e os secretários municipais estarão participando da Sessão.

No espaço destinado a Ordem do Dia da Sessão, os Vereadores irão deliberar sobre o PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 2/2013, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe a composição das Comissões Técnicas da Câmara Municipal, biênio 2013/2014. Este projeto em uma única votação.

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores