sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ponticelli pavimenta caminhos

A eleição do deputado estadual Joares Ponticelli (PP) para a presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina marca o retorno de um representante de Tubarão ao cargo depois de 27 anos. Antes dele só o ex-prefeito e ex-deputado estadual Stélio Boabaid (PMDB) havia ocupado o cargo nos anos de 1985 e 1986.

Outros nomes do Sul como Epitácio Bittencourt, Pedro Bittencourt Neto e Júlio Garcia também foram presidentes, mas com domicílio eleitoral em Tubarão, só Boabaid e agora Ponticelli.

Na prática o cargo não traz nenhum benefício para a cidade pois o presidente da Alesc tem o compromisso de dirigir uma entidade que representa todo o Estado. Mas ter alguém da cidade no cargo pode ajudar a reforçar o prestígio das lideranças regionais que acabou enfraquecido nos últimos anos. Ponticelli passa a ser o terceiro na linha sucessória do governo estadual, que já tem o vice-governador Eduardo Moreira (PMDB) como representante do Sul.

A construção do acordo que levou à eleição de Joares também deve ser destacado. Houve intervenção direta do governador Raimundo Colombo (PSD) para que Romildo Titon (PMDB) aceitasse a divisão do mandato. Um acerto que anos atrás pareceria improvável hoje foi confirmado com os votos dos peemedebistas a um progressista. É o grande sinal de que todos podem estar juntos em 2014.

Outra observação é que o deputado Ponticelli também vai encerrar a passagem de quatro mandatos na Assembleia no final de 2014. Será no mínimo candidato a deputado federal. A indicação de Deka May (PP) para a diretoria de comunicação da casa pode ser um indicativo para dar visibilidade ao possível substituto na disputa à Alesc.

Código Ambiental de Tubarão

Depois de anos de estudo e elaboração do Código Ambiental do Munícipio de Tubarão, o documento foi entregue ontem na prefeitura. O projeto que preve políticas para o meio ambiente da cidade ainda precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores

Ponticelli é eleito para a Presidência da Alesc

O deputado estadual Joares Ponticelli (PP) foi eleito para a Presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Ele obteve 39 dos 40 votos, na disputa com Sargento Amauri Soares (PDT), o outro candidato. Inicialmente, havia a expectativa que Ponticelli seria candidato único. Mas, na última quarta-feira (30), Sargento Amauri anunciou que se candidataria à Presidência.

Na tribuna, o pedetista justificou que a candidatura era uma alternativa ao que chamou de perda de independência e autonomia do Legislativo em relação ao Executivo.

Ponticelli defendeu a candidatura, ao afirmar que ela foi construída por meio de consenso entre vários partidos, entre eles integrantes da oposição, como PT e PCdoB.

O resultado deve confirma o acordo selado no fim do ano passado entre PP e PMDB pela divisão do comando do Parlamento catarinense no biênio 2013/2014. Com isso, Ponticelli permanecerá na presidência até 31 de janeiro de 2014, quando dará lugar a Romildo Titon (PMDB), que foi eleito vice-presidente.

Nas outras vagas da mesa diretora ficaram: 2º vice-presidente - Padre Pedro Baldissera (PT), 1º secretário - Kennedy Nunes (PSD), 2º secretário - Nilson Gonçalves (PSDB), 3º secretário – Manoel Mota (PMDB) e 4º secretário – Jailson Lima (PT).

Com informações da DCS/Alesc

Revolta, só nos teclados

Em Brasília uma situação provoca a paciência de todos. Renan Calheiros (PMDB-AL) foi reeleito para o cargo depois de ter renunciado diante de denúncias de irregularidades. Nos últimos anos, em outros paises, até presidentes perderam os cargos com movimentos nascidos nas redes sociais. Por aqui, a gente até se indigna com milhares de mortes em enchentes, centenas de vitimas de uma casa noturna, mas não passamos disso. Até quando?

Eládio Rocha assume TRE no dia 6/2

O desembargador Eládio Torret Rocha tomará posse na presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina na próxima quarta-feira, 6/2, em substituição ao desembargador Luiz Cézar Medeiros, que será o novo vice-presidente e corregedor regional eleitoral a partir da mesma data. A solenidade está marcada para as 17h30, na Sala de Sessões do Pleno, na sede do TRESC, em Florianópolis.

Em virtude do falecimento do desembargador Solon d'Eça Neves, Medeiros ocupou a presidência da instituição a partir do dia 21 de maio de 2012, comandando o pleito eleitoral municipal. Dessa forma, somente este ano o Tribunal contará com ele exercendo os cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral.

Rhumor do JBGuedes

Blog do Guedes - twitter.com/jbfguedes

Frase do Dia

"Somente quando você já esteve no mais profundo vale você consegue saber o quão magnífico é estar no topo da mais alta montanha."
Richard Nixon foi o 37° presidente dos Estados Unidos e foi o único presidente a renunciar na história dos Estados Unidos

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores