sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Oportunidade para fazer diferente

O prefeito eleito de Laguna, Everaldo dos Santos (PMDB), apresentou os escolhidos para compor a equipe de secretários e presidente das fundações municipais. A lista incluiu o atual vice-prefeito Luiz Fernando Lopes (PP), que será o secretario de educação.

Os escolhidos também tem em sua maioria um perfil técnico, mas Santos chamou um vereador eleito, Orlando Rodrigues (PSD) para a secretaria de Obras e Saneamento, e o primeiro suplente Felipe Remor (PMDB) para a secretaria de Saúde e presidência da Fundação Irmã Vera. Desta forma abre espaço na câmara para o segundo suplente Hira Ramos (PMDB).

Outro nome que chama a atenção é o do secretário da Fazenda, Antônio dos Santos, que é irmão do prefeito eleito. Mas afinal de contas isso é ou não é nepotismo?

Na semana passada uma decisão da Vara da Fazenda de Jaraguá do Sul voltou a ordenar que a prefeita Cecília Konell (PSD) exonere o marido Ivo Konell (PSD) e a filha Fedra Konell dos cargos na Secretaria de Administração e Chefia de Gabinete, sob a alegação de nepotismo.

Como ficam as outras cidades em que os prefeitos agem ou agiram da mesma forma? Em Laguna, a jornalista Denise Pegorara, esposa do prefeito Célio Antônio, foi secretária de Comunicação, em Capivari de Baixo, a primeira dama Áurea Brunel Alves ocupa a secretaria de Administração. Em Tubarão, a esposa do ex-prefeito Carlos Stupp, Vera Stupp ocupou a Secretaria de Assistência Social, mesmo cargo que o prefeito eleito Olavio Falchetti (PT) já anunciou a esposa Jane Falchetti. Olavio também indicou o cunhado Euclides Magri para a secretaria de Gestão Municipal.

Bom, ainda segundo outra decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) não há crime de nepotismo quando o cargo para o qual um parente é indicado é de natureza política, que é onde se enquadram todos os exemplos citados aqui. E agora?

Se está tudo dentro da lei, não seria então uma questão de dar o bom exemplo. Não se faz aqui nenhuma crítica a competência e atuação dos indicados, até porque eles nem começaram a trabalhar, mas se os prefeitos foram eleitos com a proposta de fazer diferente podiam começar mudando esta prática.

ASSISTA REPORTAGEM DA UNISUL TV

Continue lendo...

Beto no turismo

O prefeito de Imbituba José Roberto Martins (PSDB), o Beto, deve ser o novo secretário estadual de Turismo a partir de janeiro. A indicação é uma das mudanças no secretariado do governador Raimundo Colombo (PSD) que serão anunciadas na próxima semana.

Continue lendo...

Mercado masculino

O mercado de roupas masculinas terá uma novidade em Tubarão a partir deste sábado, 8/12. A rede Tevah inaugura loja no Farol Shopping. O empresário e franqueado, Dorvanil Vieira, planejava o empreendimento deste o início do ano depois de abrir loja em Criciúma. A loja daqui leva o nome Tevah Premium. A rede nasceu no Rio Grande Sul em há 53 anos e tem como diferencial a confecção de roupas sob medidas e entrega a partir de sete dias úteis. Atualmente são 40 lojas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo e previsão de inaugurações no Piauí e Espírito Santo

Continue lendo...

Fecam quer nova mobilização sobre os royalties do petróleo

A Fecam e as associaçőes dos municípios começam a articular uma nova mobilizaçăo para que prevaleça o projeto aprovado no Senado e na Câmara Federal que estabelece uma divisão dos royalties petróleo
Leia mais...
Fecam pede apoio aos parlamentares catarinenses para rejeitar o veto pela distribuição mais igualitária dos royalties do petróleo

Continue lendo...

Silvestre no comando de organização turística

Empresário do ramo de hotelaria de Imbituba, Adilson Silvestre é o novo presidente do Encantos do Sul - Convention & Visitors Bureau

Continue lendo...

Prefeitos discutem finais de mandato na Amurel

Cinco prefeitos que integram a Amurel participaram da última assembléia de 2012. A partir de janeiro, quem assume a presidência da entidade é o prefeito eleito de Laguna, Everaldo dos Santos (PMDB), até que seja feita nova eleição para o cargo

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors