terça-feira, 30 de outubro de 2012

Laguna: Santos indica integrantes da equipe de transição

O prefeito de Laguna Célio Antônio (PT) recebeu no gabinete, o prefeito eleito Everaldo dos Santos (PMDB). A reunião serviu para detalhar os trâmites relacionados à transição de governo. A partir de agora, quatro integrantes de sua equipe de Santos manterão os diálogos referentes ao período: o economista Marcos Aurélio Barzan, o advogado Victor Baião, Luís Felipe Remor e Antônio dos Santos. Os procedimentos para consultas continuam sendo os mesmos, ou seja, através de protocolo enviado à Procuradoria Jurídica do Município, porém, reuniões semanais serão marcadas com a atual administração, para o repasse de informações. Segundo a procuradoria do município, nesta semana, o prefeito deverá baixar um decreto normatizando os tramites para a transição, tanto em Laguna quanto em Pescaria Brava, onde deverá ser escolhida uma comissão do governo atual para o período de transição.

Leia mais...
Transição em Laguna: respostas só em 17/12

Continue lendo...

Prefeito de Tubarão e vereadores discutem projetos

O prefeito de Tubarão esteve reunido no final da manhã com os vereadores da cidade para discutir os trabalhos realizados durante o mandato e pedir o apoio dos representantes da câmara. Alguns assuntos pendentes como obras e licitações estiveram em pauta

Continue lendo...

Um voto por vez

Perguntado pela jornalista Vera Mendonça, da rádio Bandeirantes 1090 Tabajara AM, sobre o que é preciso para eleger o presidente da Câmara de Tubarão, o vereador Edson Firmino (PMDB), foi simplório na resposta. "São necessários nove votos". O que Vera realmente queria saber é como PMDB e PP, que juntos tem sete votos, vão buscar os dois votos que faltam. PSDB, PSD e PT tem três votos cada um e o PPS mais um voto, por isso na teoria seria o menos cobiçado. Mas como na prática dos últimos tempos as bancadas nem sempre agem em bloco, se conquistar o voto de Eraldo Pereira (PPS), fica faltando apenas um para garantir a vitória na eleição que ocorrerá em 1º de janeiro de 2013.

Continue lendo...

Trabalhando demais

Em Itajaí, o Ministério Público recomendou ao prefeito Jandir Bellini (PP) a demissão do secretário de Saúde por incompatibilidade do execício do cargo público com as atividades particulares. Longe de querer interferir nas escolhas do prefeito ou estar preocupado com a saúde do secretário por estar trabalhando demais, o MP exige apenas o cumprimento da lei. O secretário Sérgio Liberato é medico, especialista em medicina do tráfego em dois Centros de Condutores. Nestas funções gasta 38 horas por semana, o que, Segundo a promotoria o impossibilita de cumprir a jornada de 40 horas no cargo comissionado.

Continue lendo...

Laguna-Tubarão

A Câmara de Vereadores de Tubarão realizará um seminário para debater e discutir alternativas para os congestionamentos na BR-101 no trecho entre Laguna e Tubarão. Antes da temporada de verão a situação já está complicada e deve piorar até o final do ano. A Audiência Pública Sobre Estratégias e Medidas Para a Amenizar os Problemas com a Duplicação da BR-101 entre Tubarão e Laguna será realizada na próxima segunda-feira, 5/11, no auditório da Amurel.

Continue lendo...

Uma solução para as praias de Jaguaruna

Um estudo muito importante para o futuro de Jaguaruna deve começar na próxima semana. Uma equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Sul será responsável pelo levantamento do gerenciamento costeiro do município.

Esta trabalho é de extrema importância pois o desenvolvimento dos balneários de Jaguaruna está estagnado nos últimos cinco anos. Por conta de diversas irregularidades não são permitidas reformas, construções, pavimentações e novos loteamentos nas praias da cidade.

A economia local também sofre com a situação, pois os empregos e negócios ligados à construção civil e ao setor imobiliário não se desenvolvem. Pouco se constrói, pouco se contrata, pouco se compra e pouco se vende. Os recursos financeiros não giram no comércio, a cidade arrecada menos e todos perdem com esta inércia.

O que todos esperam a partir deste levantamento é que seja definido o que será e o que não será permitido nos 37 quilômetros de orla marítima de Jaguaruna. É preciso encontrar um equilíbrio para o desenvolvimento sustentável.

A cidade que é sede do Aeroporto Regional precisa desta resposta. O prefeito eleito Luiz Napoli (PP) sabe que este será um dos desafios de sua administração.

E quando se fala numa definição para a situação deve-se buscar também quais seriam os caminhos possíveis a serem percorridos o que se espera para o futuro. Jaguaruna não pode pensar apenas na regularização de loteamentos e construção de mais casas em seus balneários. Deve-se avaliar a possibilidade de instalação de empreendimentos turisticos que possam aproveitar todo este potencial.

Afinal de contas não é toda cidade que conta com um aeroporto no quintal de casa e 37 quilômetros de praias. Só com planejamento e responsabilidade será possível transformar estas oportunidades em desenvolvimento e crescimento para todos.

Continue lendo...

Vagas em Brasília

Dos 18 deputados que disputaram as eleições municipais neste domingo, dez foram eleitos prefeitos. Ao todo, 25 deputados federais candidatos saíram vitoriosos nesta eleição abrindo vagas para os suplentes. O desempenho foi 9,4% superior ao da eleição de 2008. Neste ano, 87 deputados federais se lançaram às urnas (81 candidatos a prefeito e seis a vice-prefeito) e 25 foram eleitos (28,7%). Em 2008, foram 93 candidatos e 18 eleitos (19,3%). Na bancada catarinense não haverá mudanças já que os cinco deputados que disputaram eleições não conseguiram se eleger.

Continue lendo...

Energia mais barata

A redução no custo da energia elétrica entrará em vigor a partir de fevereiro de 2013. O abatimento na conta vai girar em torno de 20%, sendo que os consumidores residenciais terão redução média de 16,2% em suas contas de luz, e as indústrias, de até 28%. Essa redução na tarifa de energia poderá ser ainda maior após a conclusão de estudos que estão sendo realizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) até março do próximo ano. Para conseguir esse abatimento, o Governo Federal vai renovar por mais 30 anos as concessões de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de reduzir os encargos setoriais que incidem sobre a conta de luz.

Continue lendo...

Suinocultura

O deputado federal Celso Maldaner (PMDB) destacou em Brasília a recuperação da suinocultura catarinense nas últimas semanas. Segundo ele o preço do quilograma do suíno em pé chegou a R$ 2,86 em outubro depois de atingir os índices mais baixos no mês de abril. Apesar a recuperação o deputado lembro que o poder público não pode ficar omisso e precisa adotar políticas públicas de subsídio, do frete aos insumos, para garantir a competitividade de quem trabalha no setor.

Continue lendo...

Pauta da Alesc, 30 de outubro de 2012

1 – Reunião da Comissão de Justiça
Local: Sala das Comissões
Horário: 9 horas

2 – Reunião da Comissão de Trabalho e Serviço Público
Local: Sala das Comissões
Horário: 11 horas

3 – Sessão ordinária
Local: Plenário
Horário: 14 horas

4 – Reunião da Comissão de Pesca e Aquicultura
Local: Sala de Imprensa
Horário: 15 horas
Em pauta: AQUAPESCABRASIL – Feira Internacional de Pesca e Aquicultura. Participação de Giovani Monteiro, presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região.

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores