quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Espaços para 2014

Depois de uma eleição, vem logo outra daqui dois anos e por isso não há tempo a perder para especulações e possibilidades. Mas em meio aos possíveis candidatos que possamos ter em 2014 valem algumas considerações.

O prefeito de Tubarão Pepê Collaço (PSD) é citado como possível candidato a deputado estadual, mas é preciso lembrar que o partido já tem um deputado na região e que deve disputar a reeleição. José Nei Ascari foi sexto mais votado em 2010 superando os 55 mil votos. Diante da improvável divisão de espaço sobraria para Pepê uma candidatura a deputado federal e neste caso, torcendo para a vitória de Jorge Boeira em uma nova eleição em Criciúma. Aí sim, poderia ser o nome do partido em todo o sul do Estado.

A mesma possibilidade é cogitada para o vereador Deka May (PP). O deputado estadual Joares Ponticelli (PP) disputa uma indicação na chapa majoritária (vice de Raimundo Colombo ou Senado) ou será candidato a deputado federal. Mas é preciso lembrar também que um projeto iniciado em 2010 pode atrapalhar os planos de Deka. Beth Tiscoski foi candidata ao senado com o claro objetivo de estadualizar o nome e ser uma das fortes candidatas à Assembleia Legislativa em 2014 com o apoio dos pepistas do Sul, incluindo Tubarão.

O quadro mais preciso até agora é do prefeito de Imbituba Beto Martins (PSDB). Tem o apoio do Diretório Estadual para tentar ser o único nome dos tucanos na Amurel como foi Carlos Stüpp em 2010. Mesmo assim devem surgir outros pretendentes. O vereador João Fernandes já se colocou à disposição.

Já PT e PMDB estão com os espaços livres. Com Olávio Falchetti na cadeira de prefeito, os petistas precisam buscar um novo nome. O vereador eleito Matusalém dos Santos, o Matusa, já foi candidato em outras oportunidades. O PMDB também pode olhar para a câmara de vereadores, mas novamente parece que terá dificuldades para voltar a ocupar uma vaga na Alesc.

Mas o fato é que, quem deseja alguma coisa tem que começar a trabalhar logo.

Estreia do PSD

Considerando o cenário nacional o PSD foi o partido que elegeu o maior percentual de seus candidatos (45,3%) e totalizou 493 prefeitos eleitos no primeiro turno. Os números o colocam como quarto partido com mais prefeituras no Brasil. A sigla ainda disputa o segundo turno em cidades como Florianópolis, Blumenau, Joinville e Londrina. Além disso, o PSD elegeu mais de 4.600 vereadores. Em Santa Catarina, o partido teve um de seus melhores desempenhos, elegendo 52 prefeitos, 61 vices e 488 vereadores. Os números deixam a sigla em segundo lugar no estado.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores