terça-feira, 16 de outubro de 2012

E se fosse diferente...

As eleições de 2012 consolidam momentos históricos na política tubaronense. Elas marcam a primeira vitória do PT na cidade após 30 anos de tentativas. História esta que começou em 1982 com Heliete Santos e 91 votos, e se repetiu por outras seis vezes até chegar a vitória de Olavio Falchetti com 26.921 votos. Além do prefeito, os petistas também voltam a ter representação na Câmara de Vereadores após 16 anos quando se encerrou o mandato de Matusalém dos Santos.

Mas as datas e estatísticas também servem de reflexão para outras siglas. O PP, por exemplo, não lança um candidato a prefeito há 20 anos. A última candidatura foi em 1992 quando o ainda PDS elegeu Irmoto Feuerschuette. Depois como PPB e PP vieram somente candidaturas a vice-prefeito, três delas vitoriosas em parceria com o PSDB.

Ainda no dia das eleições, o presidente estadual do partido, deputado Joares Ponticelli voltou a defender um posicionamento da sigla para as próximas eleições. O PP vence em prefeituras menores na região da Amurel, mas precisa buscar uma cidade maior como Tubarão para consolidar a condição de força regional.

A aliança com o PMDB em 2012 mostrou novamente que a estratégia de ser vice colocou o partido numa condição de figurante. Durante toda a campanha houveram rumores de atritos e insatisfações entre simpatizantes e partidários. E ficou, sem dúvida, o sentimento de que se Deka May fosse o cabeça de chapa, o resultado poderia ser diferente. A dúvida é claro, é se o PMDB aceitaria indicar o vice.

E ainda no campo das possibilidades. Já imaginou também se Pepê Collaço tivesse acompanhado o rompimento do partido na atual gestão? Collaço saiu da sigla para ficar o lado de Manoel Bertoncini. Acabou sendo candidato sem o apoio do PSDB e foi candidato de oposição aos governos tucanos, em especial a Carlos Stupp. Se tivesse ficado no Partido Progressista poderia Pepê Collaço ter liderado uma candidatura com aliados mais fortes?

Como a eleição já passou, ficamos apenas pensando em como poderia ser, mas não foi.

Continue lendo...

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors