quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Cotas e atitudes

A adoção de cotas em nossa sociedade sempre gera polêmica e discussão, mas hoje vou voltar a falar das cotas de candidatas mulheres nas eleições. A reserva de vagas para elas tem sido colocada em prática desde as eleições municipais de 1996, mas dezesseis anos e oito votações depois o resultado ainda tem sido muito fraco.

Temos uma presidente mulher, é verdade, a primeira de nossa historia, mas na Câmara dos Deputados elas são menos de 10% dos 513 membros. No Senado são seis mulheres entre 81 senadores. Nas Assembleias Legislativas Estaduais e Câmaras de Vereadores é quase a mesma coisa e pouco mais de 10% das vagas.

E nestas eleições de 2012 há perspectiva para mudança do cenário? Na Amurel temos apenas 4 candidatas a prefeitas. Em 18 municípios, somente uma exerce o cargo e disputa a reeleição. Entre os candidatos a vereador o número é bem maior, mas os partidos em geral tiveram dificuldades para preencher a cota de 1/3. Isso significa que muitas delas têm pouquíssimas chances reais de se elegerem. Foram escolhidas pelo sexo e não pela viabilidade eleitoral. Tubarão, por exemplo, não tem uma vereadora titular há duas legislaturas, desde quando foi reduzido o número de vagas de 17 para 10. Agora em 2012 como o retorno das 17 cadeiras, existe a expectativa de nova presença feminina.

Escrevo sobre  isso, não para sugerir o voto feminino, mas para promover uma reflexão sobre a situação. Se você lembrar do que escrevi ontem, que foi questionar por que temos tantos candidatos, pode perguntar também por que entre eles há tão poucas mulheres? O que as afasta do processo político? Não seria também o desinteresse por fazer parte de uma classe tão desmoralizada?

Com o tempo isso deve mudar, é inevitável, mas também com mais mulheres e jovens envolvidos no processo esperamos que haja renovação de ideias e no modo de agir. Se não for dessa maneira, de nada adiantam as cotas.

Vítimas do próprio veneno

Há três dias das eleições proliferam-se a publicação de enquetes, camufladas em forma de pesquisas, com o objetivo de confundir o eleitor, de colocar este ou aquele em primeiro ou segundo lugar e até fazer com que alguém desista. A cada eleição é a mesma coisa e voltamos a nos perguntar: por que permitem a publicação de tais absurdos? A resposta é simples: os políticos insistem em legislar em causa própria. Os que reclamam hoje, já usaram ou um dia vão usar dos mesmos artifícios para confundir o eleitor. Eles têm o antídoto, mas preferem ser vítimas do próprio veneno.

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Últimas homenagens a Pedrinho Marcon

O vice-prefeito da cidade de Treze de Maio faleceu nesta quarta-feira, 3/10. Pedrinho Marcon tinha 57 anos. Durante todo o dia, familiares e amigos prestaram as últimas homenagens ao político

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores