quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Educação: propostas vazias

Escola em tempo integral, melhoria do transporte e da merenda e valorização dos profissionais da educação. Estas são algumas das propostas que aparecem em todos os planos de governo dos candidatos a prefeito da região. São aspectos importantes, é verdade, mas é preciso aprofundar mais o assunto.

E para ir além é necessária uma participação maior da sociedade. Estudantes, familiares e profissionais da área devem ter um envolvimento mais aberto com os políticos e gestores. Só que para haver cobrança temos que ter também comprometimento. Enquanto ficarmos apenas ouvindo, sem arregaçar as mangas e ajudar a construir, ficaremos também estagnados com discursos gastos e ultrapassados.

Você deve ter visto ou ouvido por aí que em Hong Kong os estudantes se manifestaram contra mudanças feitas pelo governo chinês no currículo escolar. Querem manter a liberdade de acesso à informações que consideram importantes para a formação.

No Uruguai, aqui do lado, estudantes do ensino médio foram até o presidente da república pedir por mais autonomia na definição dos currículos escolares, por mais aulas de língua portuguesa e por melhor avaliação dos profissionais.

São apenas dois exemplos. Mas e por aqui? Ficamos ouvindo as propostas dos candidatos em lutar por mais saúde, segurança e educação, mas não questionamos a fundo que propostas são estas.

Será que um currículo escolar formatado a partir da realidade de cada município ou até mesmo bairro não tornaria a escola mais atraente para os estudantes? Quais disciplinas poderiam ser acrescentadas diante das transformações que vivemos?

Mas, repito, para esta mudança acontecer precisamos nos envolver. Pais, estudantes e professores devem discutir juntos os caminhos e ter condições para colocar em prática estas decisões. Os políticos tem o poder para isso precisam ser cobrados. Se não houver este tipo de cobrança e participação, vamos continuar ouvindo as manjadas promessas de sempre.

Continue lendo...

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors