terça-feira, 18 de setembro de 2012

Internet x campanhas: longe do ideal

Desde 2008 quando Barack Obama obteve sucesso nas redes sociais nas eleições para presidente do Estados Unidos que a repetição do fenômeno é esperada por aqui. Foi assim em 2010 e havia esta expectativa para 2012. Mas até agora nem perto se chegou do que ocorreu por lá.

Como não há propaganda gratuita na campanha americana, Obama utilizou a internet para primeiro arrecadar milhões de dólares em doações e segundo para conquistar cabos eleitorais voluntários. O sucesso de arrecadação foi tremendo e o resultado das urnas também foi satisfatório.

Por aqui, a internet e as chamadas redes sociais ainda não tiveram o sucesso esperado nos quesitos doações e conquista de eleitores. A internet tem sim ajudado muitos candidatos a divulgarem ideias e quando querem a se aproximar do eleitor. Mas em geral, o maior impacto da internet até o momento é na divulgação de informações com fontes anônimas. Em alguns casos com acusações gravíssimas que apenas trocaram o meio. Saiu de cena a distribuição de panfletos na madrugada e entrou o disparo de e-mails ou mensagens em redes sociais. Tem sido assim desde 2010 em diversos pontos do pais.

É muito difícil apontar qual seria a forma de se evitar tudo isso. Uns vão dizer que deveríamos ter o financiamento público de campanha, outros que a internet precisa ser controlada, e mais um outro tanto de sugestões.

Escândalos, denúncias e tentativas de desmoralizar o adversário sempre vão existir. Até nos Estados Unidos. O que eleitor deve fazer mesmo é tiras as dúvidas por conta própria e não se deixar levar pelas ondas.

PT também no alvo dos vices

No debate dos candidatos a vice-prefeito de Tubarão realizado ontem pela Unisul TV, mas uma vez o alvo foi a candidatura do PT. Edson Fogaça (PPS) não teve o mesmo comportamento ousado de Pepê Collaço (PSD) nos debates de prefeitos, mas Deka May (PP) voltou a questionar sobre o jeito petista de governar e Soratto (PSDB) perguntou sobre a Pedreira de Falchetti. A diferença desta vez é que o candidato a vice petista Akilson também trouxe algumas perguntas mais picantes para os adversários, o que deu um certo tempero ao programa.

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores