segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Uma espera por mudanças

As discussões entre os candidatos a prefeito de Laguna durante o debate realizado pela Unisul TV mais uma vez evidenciaram as dificuldades orçamentárias dos municípios. Seja pela dificuldade de realizar investimentos ou pelas divergências na aplicação dos recursos.

A candidata Tanara Cidade (PT) destacou que a cidade não dispõe de mais que R$ 1 milhão para realizar investimentos. Para mudar isso é preciso aumentar a arrecadação e para ter este crescimento a cidade precisa movimentar a economia com novas empresas e atração de negócios. Tanara usou o número para criticar as promessas de outros candidatos.

Já Everaldo dos Santos (PMDB) fez críticas à redução de 50% no orçamento destinado para a área da saúde no próximo ano e não ficou satisfeito com a justificativa de que a cidade perdeu 25% dos habitantes para o novo município de Pescaria Brava. A conta não fecha.

Tono Laureano (DEM) e Ronaldo Rosinha (PHS) completaram o debate com comportamentos diferenciados. Tono tentou apresentar propostas e Ronaldo buscou polemizar com perguntas mais picantes para os adversários.

Mas, preferência de cada eleitor à parte, ficou exposta mais uma vez que além de bons gestores para as cidades, o modelo político precisa ser discutido. A distribuição e aplicação dos recursos também.

Do jeito que está, os municípios dependem quase que exclusivamente de convênios estaduais e repasses federais para obras. Os políticos prometem, o eleitor às vezes acredita, e acabamos numa decepção geral.

Do jeito que está, os futuros prefeitos também precisam esperar quase que um ano para efetivamente iniciarem suas gestões, pois nos primeiros doze meses devem trabalhar com um orçamento deixado pelo antecessor, que nem sempre é do mesmo partido. Um mandato de quatro, acaba reduzido a pouco mais de dois anos.

Do jeito que está, perdem todos, mas principalmente o cidadão que fica sempre esperando, esperando e esperando que tudo melhore.

Continue lendo...

Resumo debate Laguna

Os quatro candidatos que concorrem ao cargo de prefeito em Laguna participaram de debate ontem na Unisul TV
 

Continue lendo...

Plataforma dos consumidores

Os candidatos à prefeitura de Tubarão receberam de membros da Adocon e do Procon, a plataforma dos consumidores. Documento que apresenta as necessidades para melhorar o atendimento e bem-estar da população
 

Continue lendo...

Candidatos a vice-prefeito participam de debate

A Unisul TV realiza nesta segunda-feira, 17/9, pela primeira vez, um debate eleitoral com os candidatos a vice-prefeito de Tubarão. O programa será o sétimo debate produzido pela emissora em 2012. Desta vez, os convidados são os nomes que completam as chapas majoritárias em Tubarão. São eles, Akilson Machado (PT), vice de Olávio Falchetti (PT), Deka May (PP), vice de Edinho Bez (PMDB), Edson Fogaça (PPS), vice de Pepê Collaço (PSD) e Estener Soratto Jr. (PSDB), vice de Carlos Stüpp (PSDB). Os quatro aceitaram os convites para a participação no programa que começa às 22 horas.

O debate será dividido em cinco blocos. No primeiro os candidatos se apresentarão e farão um destaque do plano de governo. No segundo, terceiro e quarto blocos serão realizadas perguntas entre os candidatos de modo que todos façam perguntas entre si, sem repetições. No quinto e último eles terão tempo para as considerações finais.

O programa poderá ser assistido em Tubarão pelo Canal 4 (TV aberta) e Canal 22 (TVCabo), e na região de Laguna pelo Canal 26 (TV aberta).

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors