quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Educação econômica

Apesar da queda na inadimplência, endividamento está crescendo 20% ao ano. Setenta por cento das famílias brasileiras têm dívidas no cartão de crédito. Carnês aparecem como o segundo principal tipo de pendência entre os brasileiros endividados. Estas são apenas alguns exemplos de notícias que tem sido divulgadas ultimamente sobre a economia que afeta diretamente o cidadão.

Embalados pela estabilidade econômica, os brasileiros estão gastando mais, consumindo mais e por consequência, se endividando ainda mais. O problema afeta famílias de todas as classes sociais, mas obviamente, quem têm um salário melhor e possibilidade de mais crédito acaba tendo as maiores dívidas. O dinheiro parece que nunca é suficiente.

Em geral, nos faltam noções de economia doméstica e até mesmo uma educação financeira para saber administrar um salário e as despesas de uma família. A matemática básica diz que não dá para gastar mais do que se ganha. Mas muita gente soma aos seus recursos os limites dos cheques bancários e dos cartões de créditos que são tão acessíveis. Dessa forma fica difícil fechar a conta e mais difícil ainda é retomar o equilíbrio depois de alguns meses de pagamentos de juros altíssimos.

Quem está com as contas em dia é claro que está tranquilo, mas a médio prazo uma economia formada por empresários e famílias endividadas pode afetar a todos. Os avisos estão sendo dados a toda hora e vem de todos os cantos do mundo.

O cidadão em geral é bombardeado com campanhas de incentivo ao consumo. É muito difícil resistir, mas se passarmos a dar mais valor para princípios sociais básicos como a educação a gente aprenda a gastar certo e a viver bem. Livre de dívidas e preocupações financeiras até o sono fica melhor.

Continue lendo...

Debates Tubarão

Nova reunião esta semana com assessores dos candidatos a prefeito de Tubarão definiu as regras dos próximos debates previstos pela Unisul TV. Os programas serão transmitidos ao vivo nos dias 9 e 30 de setembro. No primeiro bloco eles responderão a quatro perguntas diferentes, mas todos poderão fazer réplicas o que permitirá conhecer a opinião de todos sobre um mesmo assunto. Depois serão três blocos de perguntas entre os candidatos e no último eles farão as considerações finais. No dia 17 de setembro, uma segunda-feira, será realizado um debate com os candidatos a vice-prefeito.

Continue lendo...

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors