quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Desenvolvimento sim, mas planejado

A região sul, e mais especificamente Imbituba, volta a ser destaque no Estado a partir do interesse de instalação de uma empresa multinacional. Neste caso uma montadora de veículos chinesa. Com o apoio da Fiesc e Governo do Estado o investimento de mais de R$ 1 bilhão, pode ajudar a tirar a região do atraso em relações a outras áreas de Santa Catarina.

Atraso este que tem diversas causas, mas entre elas está a falta de infraestrutura com uma demora absurda para concluir a duplicação da BR-101 e mesmo um aeroporto regional.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido e neste ponto, o prefeito de Imbituba, Beto Martins (PSDB), sempre foi muito cauteloso. Não gosta de gerar falsas expectativas. É só lembrar o investimento mais recente, a instalação da empresa italiana Cimolai, que depois de idas e vindas, demorou para ter o anuncio oficial confirmado.

Receber uma empresa como esta da China é muito bom e pode mesmo ajudar a região a atrair outros investimentos. E é exatamente aí que quero chegar. Já falei aqui outras vezes sobre o tipo de crescimento que desejamos para nossas cidades. Ele deve ocorrer, mas de forma planejada.

Hoje Imbituba tem cerca de 40 mil habitantes, cresce, desenvolve-se mas também vê seus problemas aumentarem. Ao se falar numa empresa que vai criar 1,5 mil empregos também deve-se fazer a conta de quantos novos moradores virão.

Haverá escola para todos? Novos bairros serão criados? O hospital que já não dá conta atualmente será ampliado? Como ficará a coleta e tratamento do lixo? Temos energia elétrica suficiente para suportar a demanda crescente?

Veja bem, o que falo aqui não é uma critica ao crescimento e desenvolvimento econômico e populacional. Mas não dá para suportar que ele seja descontrolado. Dá para fazer, desde que haja um planejamento prévio e que ele seja cumprindo, independente do governador ou prefeito que esteja no cargo.

De outra forma os sonhos podem virar pesadelos.

Continue lendo...

Macrodrenagem em ritmo lento

Os problemas com a empresa que realiza as obras de macrodrenagem do rio, em Tubarão, continuam. Apesar de lentidão nos trabalhos, a prefeitura ainda não decifiu se vai ou não fazer uma nova licitação
 

Continue lendo...

Camêras a caminho

Uma medida que busca coibir a criminalidade em Tubarão começa a se tornar realidade. Iniciaram os trabalhos para instalação das câmeras de vídeo monitoramento. Postes e caixas metálicas já foram colocados nas avenidas Marcolinio Martins Cabral, Pratrício Lima e também na rua Padre Geraldo Spettman

Continue lendo...

Propaganda na TV: dá para inovar

Pelos comentários da imprensa estadual sobre o primeiro dia da propaganda eleitoral gratuita os programas do PV e PT não foram somente inovadores em Tubarão, mas também em todo o Estado. Como a maioria dos partidos e coligações optou pelo formato ‘Lei Falcão com som e movimento’, os programas apresentados por PV e PT de Tubarão acabaram chamando a atenção entre os candidatos a vereadores. Mostraram que dá para fugir da mesmice e tentar atrair a atenção dos eleitores, que geralmente só deixam a TV ligada na espera do próximo programa.

Agora pela manhã, já apareceram as primeiras propagandas dos candidatos a prefeito. Neste ponto destaque até agora para os VTs do PSDB e PMDB. Às 13 horas teremos os primeiros programas. Nova expectativa.

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores