segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Carências da saúde

Os candidatos a prefeito de Imbituba, Christiano (PSD), Jaison (PSDB) e Rosenvaldo Júnior (PT), fizeram um bom debate na Unisul TV. Ainda que muitas soluções não foram apresentadas, alguns problema importantes foram discutidos e reconhecidos por eles.

A saúde, por exemplo, foi um desses assuntos. O tema que é prioridade em praticamente todos os municípios do pais dominou alguns momentos do debate.

Imbituba é uma das cidades que mais cresce no Estado e na Amurel é o município que apresentou o maior crescimento econômico dos últimos anos. Mas quando o assunto é saúde esta história não se repete. Há sintomas de doença rondando.

A cidade tem carência de médicos especialistas em diversas áreas importantes. O único cardiologista de Imbituba é um dos candidatos a prefeito e esta condição foi citada como uma preocupação.

A situação do Hospital São Camilo também foi discutida entre os candidatos. As dificuldades de recursos e gestão se arrastam durante anos e quem mais sofre, é claro, é a parcela da população que não tem como buscar atendimento em outras cidades.

Mas discutir os problemas sem muita clareza nas soluções é uma das características dos políticos. No caso de Imbituba ficou clara a necessidade de destinar recursos financeiros para a contratação de profissionais, garantir os exames e medicamentos necessários.

Como fazer isso será um dos desafios do futuro prefeito. No debate de ontem também se informou que junto com a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, já há uma previsão de queda de arrecadação para 2013, o que significa menos recursos públicos para investimentos em todas as áreas, incluindo a saúde.

Caberá então ao candidato eleito muita criatividade e vontade para garantir que a cidade continue com os indicadores econômicos de crescimento, mas acima de tudo, ofereça qualidade de vida aos seus moradores.

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores