terça-feira, 7 de agosto de 2012

Soluções de mobilidade

Entramos em agosto e a campanha eleitoral ainda não decolou. Candidatos tem usado o tempo para reuniões de planejamento e visitas aos eleitores. O fato de ela ainda não estar tão visível nas ruas não quer dizer que nada esteja sendo feito e por isso fica a expectativa do que vai ser discutido na campanha.

São diversos os temas que precisam ser explorados e particularmente o assunto mobilidade urbana é um tópico que merece discussão. Tubarão, com seus cerca de 100 mil habitantes, tem mais de 60 mil veículos registrados. Em padrões gerais, é uma cidade pequena, mas tem carros em proporção maior do que muita cidade grande.

O que fazer? Só abrindo ruas e construindo pontes não se vai dar conta de problema. O número de carros cresce mais rapidamente do que as obras.

Se o problema é grande, precisamos também pensar grande para propor uma solução. Será que os candidatos a prefeito de Tubarão tem propostas viáveis para a implantação de ciclovias, por exemplo? Para mudar a forma de estacionamento na principal avenida da cidade? Para implantar uma sistema de transporte coletivo que seja eficiente, confortável e atrativo para a população?

Não é possível, evidentemente, barrar o desejo particular de cada um de ter um veículo próprio que lhe dá o direito de ir e vir quando bem entender. Só que para manter viável este sistema vamos precisar num futuro bem próximo de algumas limitações. O conforto individual tem que ter um preço sobre o interesse coletivo. Será que os candidatos estão dispostos a antecipar esta conta?

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores