terça-feira, 7 de agosto de 2012

Soluções de mobilidade

Entramos em agosto e a campanha eleitoral ainda não decolou. Candidatos tem usado o tempo para reuniões de planejamento e visitas aos eleitores. O fato de ela ainda não estar tão visível nas ruas não quer dizer que nada esteja sendo feito e por isso fica a expectativa do que vai ser discutido na campanha.

São diversos os temas que precisam ser explorados e particularmente o assunto mobilidade urbana é um tópico que merece discussão. Tubarão, com seus cerca de 100 mil habitantes, tem mais de 60 mil veículos registrados. Em padrões gerais, é uma cidade pequena, mas tem carros em proporção maior do que muita cidade grande.

O que fazer? Só abrindo ruas e construindo pontes não se vai dar conta de problema. O número de carros cresce mais rapidamente do que as obras.

Se o problema é grande, precisamos também pensar grande para propor uma solução. Será que os candidatos a prefeito de Tubarão tem propostas viáveis para a implantação de ciclovias, por exemplo? Para mudar a forma de estacionamento na principal avenida da cidade? Para implantar uma sistema de transporte coletivo que seja eficiente, confortável e atrativo para a população?

Não é possível, evidentemente, barrar o desejo particular de cada um de ter um veículo próprio que lhe dá o direito de ir e vir quando bem entender. Só que para manter viável este sistema vamos precisar num futuro bem próximo de algumas limitações. O conforto individual tem que ter um preço sobre o interesse coletivo. Será que os candidatos estão dispostos a antecipar esta conta?

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors