quarta-feira, 20 de junho de 2012

Morre prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini

O prefeito de Tubarão, Manoel Antonio Bertoncini Silva, presidente do Conselho Curador da Unisul e professor do curso de Medicina da Universidade, faleceu nesta quarta-feira, 20/6, aos 51 anos, em decorrência de complicações ocasionadas por um câncer de pulmão. Ele estava internado na UTI do hospital Socimed desde a última sexta-feira (15/6), quando sofreu um AVE (Acidente Vascular Encefálico), e respirava com a ajuda de aparelhos. O quadro clínico do prefeito se agravou depois de mais um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no sábado (16/6).

Manoel Bertoncini lutava contra um câncer de pulmão desde 2008. A doença foi diagnosticada nos dias seguintes à vitória nas eleições daquele ano e já estava em estado de metástase, comprometendo também sua coluna. Os medicamentos pesados das sessões de quimioterapia debilitaram sua saúde. Bertoncini já havia sofrido outros dois acidentes vasculares e passado por uma angioplastia para desobstruir a artéria carótida, que leva sangue do coração para o cérebro.

Natural de Orleans, Manoel Bertoncini formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1986 e especializou-se em Medicina Geral. Era professor da Unisul desde maio de 2001. Filiado ao PSDB, antes de chegar à prefeitura do município de Tubarão foi vereador eleito, em 2004, e secretário de saúde na gestão de Carlos Stüpp. Concorreu também nas eleições de 2006 para o cargo de deputado estadual, ficando na suplência. Ele deixa esposa e dois filhos.

O corpo será velado no Espaço Integrado de Artes da Unisul entre 8 e 16 horas.

As atividades acadêmicas e letivas da Unisul e Colégios Dehon e Conceito foram suspensas nesta quinta-feira, 21/6.

Continue lendo...

PEN: o trigésimo partido

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o pedido de registro do Partido Ecológico Nacional (PEN). A decisão foi tomada por seis votos a um, e seguiu entendimento da relatora do requerimento, ministra Nancy Andrighi. Somente o ministro Marco Aurélio votou contra a concessão do registro.

A ministra Nancy Andrighi votou pela concessão do pedido do novo partido no dia 22 de março deste ano. Nesta terça (19/6), seguiram o entendimento da relatora os ministros Gilson Dipp, Arnaldo Versiani, Henrique Neves, Dias Toffoli e a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha.

"Estou, na linha do entendimento desta Corte, sufragado no processo de registro do PSD, acompanhando a relatora para deferir o pedido de registro do PEN porque entendo que foram devidamente atendidos todos os requisitos exigidos pela Lei dos Partidos Políticos", disse o ministro Gilson Dipp.

Ao divergir na sessão do dia 5 de junho, o ministro Marco Aurélio afirmou que um partido que pretenda obter seu registro não pode "queimar etapas" e deve respeitar as regras contidas na Resolução do TSE nº 23.282/2010.

Com a decisão desta noite, o PEN passa a ser o 30º partido existente no país.

Continue lendo...

Band FM vira Nativa FM e Copa & Cozinha sai do ar

A Band FM de Tubarão será substituída pela Nativa FM a partir do próximo dia 2 de julho. A mudança terá significativa diferença na programação musical. Sai o pagode e entra o sertanejo. A emissora continua fazendo parte do grupo Band SC. A Nativa FM de Tubarão será a 16ª rádio da rede no Brasil e será a primeira em Santa Catarina.

Com a mudança também sai do ar um dos programas mais irreverentes dos últimos tempos no rádio local: o Copa & Cozinha. Os integrantes já não farão mais o programa a partir desta quinta-feira (20/6). Mesmo com a liderança na audiência e todas as cotas de patrocínio negociadas eles optaram por antecipar o fim anunciado. Certamente não ficarão fora do ar por muito tempo.

Continue lendo...

Justiça, saúde, direitos, deveres...

Um Seminário realizado na Unisul discutiu os conflitos entre a Justiça e a Saúde. O elevado número de processos movidos contra o poder público referentes a serviços de saúde tem chamado a atenção. A região sul registra o maior índice de ações do Estado. São 3.579 processos. Em Tubarão, esse número é de 1.341 ações.

O fenômeno acontece em todo o país. Amparados no texto da Constituição, que diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado, cidadãos têm procurado a Justiça para solicitar serviços ou medicamentos que não encontram no SUS. O assunto é delicado. Envolve conflitos entre médicos, advogados, indústria farmacêutica e o cidadão, maior interessado nessa história.

O promotor de justiça Fábio Fernandes de Oliveira Lírio esteve presente no seminário de ontem e disse que instaurou inquérito civil para investigar os processos na cidade de Tubarão. Ele quer saber por que o município registra tantos casos.

A questão é que é direito do cidadão solicitar os remédios e serviços. Agora, ele deve ir à Justiça mesmo quando tem condições de pagar? Alguns números levantados pelo próprio promotor Fábio Fernandes dizem que isso está acontecendo na cidade.

Mais uma vez, é preciso bom-senso. Inclusive dos médicos, que devem priorizar a solicitação de medicamentos que o SUS fornece. As prefeituras, por sua vez, devem se organizar para facilitar o acesso aos medicamentos. A via judicial deve ser a exceção e não a regra.

Continue lendo...

Bertoncini: "sinais de piora"

Novo boletim médico indica piora no estado de saúde do prefeito Manoel Bertoncini (PSDB). Confira abaixo

Continue lendo...

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

PSD: nomes para vice-prefeito

O PSD de Tubarão deve adiar a convenção marcada para hoje para indicar o candidato a vice-prefeito na chapa de Carlos Stupp, do PSDB. O atual vice-prefeito Pepê Collaço não vai disputar o cargo e dois setores do partido buscam um indicação. O grupo de pré-candidatos a vereador ligado a Pepê indicou o sindicalista Carlos Zamparetti. Já o grupo ligado ao presidente do partido, Eduardo Nunes, pode indicar o vereador Caio Tokarski ou o ex-vice-prefeito Rodrigo Althoff. O prazo para as convenções vai até o dia 30 de junho.

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors