quarta-feira, 6 de junho de 2012

Plano de saneamento na campanha

No Dia Mundial do Meio Ambiente, um evento realizado pelo curso de Agronomia da Unisul chamou a atenção para os problemas de drenagem urbana de Tubarão. Um dos convidados do seminário, foi o engenheiro civil Luiz Alberto Duarte que falou sobre o Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE), aprovado na última semana pela Câmara Municipal de Tubarão. Ele é o responsável pela empresa que venceu a licitação para elaborar o trabalho e disse que a situação é uma das mais críticas de Santa Catarina.

O engenheiro não fez críticas a nenhuma gestão específica da cidade. Não culpou nenhum ex-prefeito ou atual, mas lembrou que o assunto foi ignorado ao longo dos anos, sem uma cobrança mais efetiva da sociedade.

Sim, porque se os políticos não tratam o assunto como deveriam, a sociedade em geral deveria cobrar uma ação para resolver e prevenir problemas maiores.

Por exemplo, ao se falar em drenagem urbana, deve-se ligar o assunto diretamente a enchentes e alagamentos. A cidade não pode esquecer a tragédia de 1974. Mas infelizmente, muitas das áreas que ficaram submersas na grande enchente hoje estão urbanizadas e habitadas sem o devido cuidado para que os mesmos problemas não aconteçam.

Duarte disse que alguns bairros foram construídos sobre zonas de acomodação de águas e que é preciso conhecer de fato o território da cidade refazendo os levantamentos topográficos, considerados por ele como falhos.

O plano de saneamento compreende ainda as áreas de água, esgoto e resíduos sólidos. Para a elaboração dele foram realizadas reuniões comunitárias e audiências públicas. Foram oito meses de trabalho e agora após concluído e aprovado caberá ao governo municipal colocá-lo em prática. Provavelmente o próximo prefeito. A estimativa de investimento para a execução do plano é de R$ 78 milhões.

Este é um assunto que precisa estar na pauta da campanha eleitoral. Quem pretende administrar a cidade e prepará-la para o futuro precisa apresentar uma proposta concreta de como fazer e o eleitor precisa cobrar isso.

Continue lendo...

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors