quinta-feira, 17 de maio de 2012

Piso Nacional para políticos

Nos últimos anos a discussão de pisos salariais nacionais tem gerado muitas discussões. O Piso dos Professores por exemplo é polêmica em estados e municípios e de muitas greves também.

Mas atualmente em Brasília, muitos outros Pisos Nacionais estão em discussão. Policiais Militares, médicos, dentistas e agentes comunitários estão entre algumas das profissões em discussão. São valores que variam entre R$ 1 mil e R$ 15 mil.

Mas que tal incluir nesta grande cesta, para não dizer balaio, um piso nacional para políticos? Definir por Lei um valor que seria usado de Norte a Sul, de Leste a Oeste de todo o pais? De preferência bem próximo do salário padrão de um trabalhador comum? Um absurdo, uma utopia?

Com um Piso Nacional de Políticos acabaríamos com as discussões locais sobre o assunto, como estas que vemos em nossas cidades com vereadores propondo salários fora da realidade. O Piso também diminuiria a diferença entre os eleitos em estados e municípios. Por ser nacional, ele deve ser viável para ser pago por todos os membros da Federação, sejam os mais ricos ou mais pobres em arrecadação, e o seus reajustes teriam que ser os mesmos dados à maioria das outras classes trabalhadoras.

Se houver alguma coisa contra uma medida deste tipo, estes pontos também deveriam ser avaliados para os outros pisos já criados e que estão em discussão no Congresso Nacional. Se vale para um, tem que valer para todos.

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors