terça-feira, 24 de abril de 2012

Impunidade pode acabar nas urnas

Como o noticiário político é quase sempre recheado de notícias ruins, de escândalos e de desvios ficamos com a impressão de que temos mais corrupção do que antigamente. Será mesmo?

É claro que não. Estas denúncias são reflexos de um tempo moderno com maior acesso a informação e um grande sinal de liberdade de expressão. Não estamos nem melhores e nem piores do que na época da ditadura como sugerem algumas pessoas.

Naquela época era muito difícil algo comprometedor virar notícia. Elas aconteciam, mas eram censuradas. Temos mais corrupção do que antes? Não, o que temos hoje é mais formas de divulgação. Se a imprensa tradicional não dá atenção para o assunto, o cidadão comum utiliza as redes sociais para contar ao mundo.

Por isso parece assustador o número de políticos envolvidos em denúncias de corrupção. Casos como este do prefeito de Imaruí, Amarildo Souza, que foi condenado a perder o cargo por causa de uma licitação irregular de compra de livros estão cada vez mais comuns.

Para não continuarmos igual ao passado de sempre, precisamos tornar os processos mais ágeis e decidir logo a punição.

No caso de Imaruí, por exemplo, caberá recurso do prefeito e demais envolvidos, e provavelmente não haverá problema para ele disputar a reeleição ao cargo em outubro deste ano. Mas e depois, se ele vier a ser reeleito e a condenação for confirmada. Perderá o cidadão com toda a instabilidade gerada no município.

Mas é fato também, que o grande número de processos e denuncias contra os gestores públicos é um sinal de que está havendo uma mudança. O olhar e o controle sobre os políticos vem aumentando. O que nos falta é acabar com a impunidade. Porque atualmente, os escândalos vem, mas desacompanhados das explicações. São raros os envolvidos que se preocupam em responder à população.

Dão de ombros para a população. Enquanto a impunidade não acaba, o cidadão pode fazer a sua parte que é fazer uma seleção natural na hora do voto. Se o processos se arrastam na justiça com recursos seguidos de recursos, a decisão das urnas pode abreviar e definir a condição de muita gente.

Continue lendo...

Bertoncini precisa de cuidados especiais, informa prefeitura

Confira abaixo o Comunicado enviado pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tubarão sobre o estado de saúde do prefeito Manoel Bertoncini (PSDB).

"Ao final da manhã da última segunda-feira (23), o prefeito Manoel Bertoncini, sentiu uma indisposição que o levou a realizar, de imediato, exames investigativos, em regime de internação, devido ao seu conhecido quadro de saúde, o qual inspira cuidados especiais. O prefeito vem sendo medicado e tem reagido pronta e positivamente. De qualquer forma, por aconselhamento médico, permanecerá em observação, por mais alguns dias, no Hospital Socimed."

Continue lendo...

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors