quinta-feira, 12 de abril de 2012

PT de Laguna lança pré-candidata à prefeitura

Partido dos Trabalhadores (PT) de Laguna realiza, neste sábado (14/4), a reunião em que oficializará a pré-candidatura de Tanara Cidade de Souza a prefeita da cidade. O evento será no Centro Social Urbano, no bairro Progresso. Ela é vereadora eleita e atual secretária de Saúde do município. O encontro também vai discutir a nominata de pré-candidatos a vereador do partido e a política de alianças e coligações proporcional e majoritária. Os presidentes de todos os partidos do município foram convidados a participar. De acordo com o PT, PR e PRB são as siglas que já definiram pelo apoio à um eventual candidatura.

PMDB de Capivari lançará pré-candidatura de Brunel

O PMDB de Capivari de Baixo promove no domingo, dia 15/4, uma reunião para definir ações para o período eleitoral. Na oportunidade, o partido vai oficializar a pré-candidatura de Luiz Carlos Brunel Alves à reeleição. A reunião será a partir das 19h30, nas dependências da Aselc.

Lucro de uns, prejuízo de outros

A Justiça Eleitoral de Laguna determinou o cumprimento da sentença que cassou o mandato da vereadora Jussalva da Silva Mattos, a Nega (PSB). Agora ela terá que deixar o cargo. É mais um dos casos que se arrastam na justiça.

Este assunto já foi tema de meus comentários na Unisul TV e aqui no blog. Por várias vezes nos últimos três anos a vereadora Jussalva, a Nega, foi assunto por conta de um processo de compra de votos. Processo este que tramita desde o período da campanha eleitoral de 2008. Passou a eleição, a posse, um vai e vem aos tribunais, posse como presidente da Câmara de Vereadores, escapadas cinematográficas para não receber notificação judicial e três anos e três meses depois, quase no final do mandato, ela finalmente terá de deixar o cargo.

Sabe o que a Jussalva disse sobre isso tudo? Está no jornal Diário do Sul, “Já estou no lucro, para quem não ia nem assumir, fiquei três anos e três meses no cargo”.

O problema é que para ela ter lucrado, alguém teve que arcar com o prejuízo. Desde o eleitor que teve os votos desperdiçados, o vereador que ficaria com o cargo e não assumiu durante este período, até o tempo perdido nos tribunais. Muita gente teve prejuízo para que um ficasse no lucro.

É claro que este absurdo não é tão somente culpa da vereadora. Ela se utilizou dos recursos e caminhos permitidos pela legislação. E enquanto não tivermos mudanças na justiça eleitoral vamos continuar tendo problemas semelhantes a estes. São deputados, prefeitos, vereadores, senadores, governadores discutindo a vigência e a aplicação de Leis que geram instabilidade ao sistema político. Processos e punições que chegam com anos de atraso e às vezes até sem efeito. Temos político que é condenado a perder um mandato depois que ele já não tem mais mandato. É ou não, um absurdo?

Rhumor JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores