quinta-feira, 15 de março de 2012

Mais uma oportunidade para o turismo regional?

O município de Imbituba vai ter na próxima temporada de verão, 2012-2013, a passagem de cruzeiros turísticos. A notícia divulgada na última semana é boa não somente para os imbitubenses, mas toda a região.

A passagem destes turistas pelo porto da cidade é mais uma oportunidade para a região agir de forma unificada e mostrar todo o seu potencial turístico. Imbituba é um lugar privilegiado com belíssimas praias e atrativos naturais, mas se houver o entendimento de que aliada com as outras atrações regionais terá muito mais a oferecer. Existe um potencial de variedades para deixar qualquer visitante de queixo caído.

A região tem cerca de nove meses para planejar a chegada destes visitantes. Será preciso discutir, por exemplo, desde o horário do comércio para que os turistas não deem de cara com portas fechadas até a mobilização de transporte e divulgação para que eles fiquem por aqui. Haverá demanda de profissionais e por certo de muito treinamento para oferecer um bom atendimento.

Em nossa região temos praias, águas termais, turismo religioso, rural, cultura e gastronomia italiana, alemã, açoriana e um forte comércio. Mas cada município com o seu atrativo isolado não significará nada. Divididos não terão força.

Vale lembrar que será muito mais fácil para estes turistas seguirem para o norte, com a BR-101 duplicada, e o chamado dos encantos da famosa Florianópolis. Por isso fica reforçada a necessidade de que uma ação conjunta regional precisa ocorrer para que esta oportunidade não seja desperdiçada.

O Encantos do Sul Conventions and Visitors Bureau, entidade que agrega os interessados na área, tem pela frente uma grande missão. Em ano eleitoral, com lideranças municipais preocupadas com o pleito de outubro, seria muito importante que pessoas realmente interessadas no desenvolvimento regional tivessem apoio para aproveitar esta conquista. Caso contrário o verão 2012/2013 será lembrado no futuro como mais um em que nossas esperanças ficaram perdidas nas filas da BR-101 e nas promessas.

Continue lendo...

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors