quinta-feira, 15 de março de 2012

Mais uma oportunidade para o turismo regional?

O município de Imbituba vai ter na próxima temporada de verão, 2012-2013, a passagem de cruzeiros turísticos. A notícia divulgada na última semana é boa não somente para os imbitubenses, mas toda a região.

A passagem destes turistas pelo porto da cidade é mais uma oportunidade para a região agir de forma unificada e mostrar todo o seu potencial turístico. Imbituba é um lugar privilegiado com belíssimas praias e atrativos naturais, mas se houver o entendimento de que aliada com as outras atrações regionais terá muito mais a oferecer. Existe um potencial de variedades para deixar qualquer visitante de queixo caído.

A região tem cerca de nove meses para planejar a chegada destes visitantes. Será preciso discutir, por exemplo, desde o horário do comércio para que os turistas não deem de cara com portas fechadas até a mobilização de transporte e divulgação para que eles fiquem por aqui. Haverá demanda de profissionais e por certo de muito treinamento para oferecer um bom atendimento.

Em nossa região temos praias, águas termais, turismo religioso, rural, cultura e gastronomia italiana, alemã, açoriana e um forte comércio. Mas cada município com o seu atrativo isolado não significará nada. Divididos não terão força.

Vale lembrar que será muito mais fácil para estes turistas seguirem para o norte, com a BR-101 duplicada, e o chamado dos encantos da famosa Florianópolis. Por isso fica reforçada a necessidade de que uma ação conjunta regional precisa ocorrer para que esta oportunidade não seja desperdiçada.

O Encantos do Sul Conventions and Visitors Bureau, entidade que agrega os interessados na área, tem pela frente uma grande missão. Em ano eleitoral, com lideranças municipais preocupadas com o pleito de outubro, seria muito importante que pessoas realmente interessadas no desenvolvimento regional tivessem apoio para aproveitar esta conquista. Caso contrário o verão 2012/2013 será lembrado no futuro como mais um em que nossas esperanças ficaram perdidas nas filas da BR-101 e nas promessas.

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores