terça-feira, 13 de março de 2012

Trânsito: tema estará na campanha de 2012?

Com cerca de 100 mil habitantes e 70 mil veículos Tubarão vivencia problemas no trânsito que precisam ser debatidos pela população. São muitos carros e motos para ruas estreitas. sso sem contar os ônibus, os pedestres e a falta de paciência.

Há muito tempo que cruzar as pontes da cidade, trafegar pela Marcolino Martins Cabral, próximo de escolas e da Unisul em horários de pico já é bem complicado. É um problema que parece sem volta.

Com os investimentos em transporte públicos deixados de lado e o crescimento do poder de compra da chamada Classe C as vendas de veículos explodiram. Só que nossas ruas e também a nossa educação não estão preparadas para isso.

Ainda não tivemos nenhuma briga de trânsito com consequências mais graves, mas os nervos dos motoristas andam exaltados.

Ontem mesmo, presenciei parte de uma discussão entre dois motoristas. Um dirigia um carro e outro conduzia uma moto. Um detalhe: a discussão foi com os veículos em movimento.

Não sei exatamente o que aconteceu e nem se havia algum culpado. Mas o motociclista chegou a tirar o capacete para tentar acertar o veículo. O motorista do carro desistiu da discussão e seguiu em frente. Mas o piloto da moto acelerou para alcança-lo e tentou acertar alguns pontapés na porta do veículo. Por sorte, imagino, chegaram até uma esquina e cada um virou para um lado, antes que algo pior acontecesse. E repito, tudo isso em movimento, com outros carros trafegando na rua e pedestres tentando cruzar a via.

A tendência das condições de trânsito em nossa cidade é piorar nos próximos anos. Com quase nenhuma perspectiva de que possamos ter melhorias, resta à população ter paciência e valorizar a educação.

O tema merece fazer parte do debate político que teremos por conta das eleições deste ano. Será que algum candidato vai propor melhorias para o transporte público ou até mesmo coragem para discutir a proibição de estacionamento na avenida Marcolino Martins Cabral?

Aos motoristas, que também são eleitores, cabe cobrar de seus candidatos projetos e soluções para que o problema não fique ainda pior.

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores