terça-feira, 13 de março de 2012

Trânsito: tema estará na campanha de 2012?

Com cerca de 100 mil habitantes e 70 mil veículos Tubarão vivencia problemas no trânsito que precisam ser debatidos pela população. São muitos carros e motos para ruas estreitas. sso sem contar os ônibus, os pedestres e a falta de paciência.

Há muito tempo que cruzar as pontes da cidade, trafegar pela Marcolino Martins Cabral, próximo de escolas e da Unisul em horários de pico já é bem complicado. É um problema que parece sem volta.

Com os investimentos em transporte públicos deixados de lado e o crescimento do poder de compra da chamada Classe C as vendas de veículos explodiram. Só que nossas ruas e também a nossa educação não estão preparadas para isso.

Ainda não tivemos nenhuma briga de trânsito com consequências mais graves, mas os nervos dos motoristas andam exaltados.

Ontem mesmo, presenciei parte de uma discussão entre dois motoristas. Um dirigia um carro e outro conduzia uma moto. Um detalhe: a discussão foi com os veículos em movimento.

Não sei exatamente o que aconteceu e nem se havia algum culpado. Mas o motociclista chegou a tirar o capacete para tentar acertar o veículo. O motorista do carro desistiu da discussão e seguiu em frente. Mas o piloto da moto acelerou para alcança-lo e tentou acertar alguns pontapés na porta do veículo. Por sorte, imagino, chegaram até uma esquina e cada um virou para um lado, antes que algo pior acontecesse. E repito, tudo isso em movimento, com outros carros trafegando na rua e pedestres tentando cruzar a via.

A tendência das condições de trânsito em nossa cidade é piorar nos próximos anos. Com quase nenhuma perspectiva de que possamos ter melhorias, resta à população ter paciência e valorizar a educação.

O tema merece fazer parte do debate político que teremos por conta das eleições deste ano. Será que algum candidato vai propor melhorias para o transporte público ou até mesmo coragem para discutir a proibição de estacionamento na avenida Marcolino Martins Cabral?

Aos motoristas, que também são eleitores, cabe cobrar de seus candidatos projetos e soluções para que o problema não fique ainda pior.

Continue lendo...

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Continue lendo...

Google+ Followers

Seguidores

Twitter







Recent Visitors