terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Esqueçam os nomes, discutam as propostas

O PMDB de Tubarão lança pré-candidato no sábado (3/3) e o PSDB também realiza encontro para tentar definir um nome para as eleições de outubro. Semana movimentada e momento em que os partidos procuram por definições. Mas ainda falta muito.

A hora é de muita conversa, de apostas, de blefes e de tentativas de mostrar que os partidos tem algum nome para a disputa.

Mas também considero que é um momento muito vazio e que reflete o que se chama de ‘política’ atualmente. A discussão das siglas gira apenas em torno de nomes e argumentos para justificar ou desqualificar este ou aquele pré-candidato. De projetos, nem se fala.

Por exemplo, para uns, ter o deputado federal Edinho Bez (PMDB) como pré-candidato, significa perder um representante em Brasília caso ele seja eleito. Mas tê-lo como prefeito também significa ter um político experiente e que conhece os caminhos para obter recursos federais.

Contra Olávio Falchetti, do PT, pesam os argumentos de que é difícil se eleger com chapa pura. Mas também terá mais liberdade para administrar sem os compromissos de uma grande coligação.

O PSDB reúne-se amanhã para tentar definir um nome que seja capaz de disputar as eleições e sonha com a volta de Carlos Stupp.

O PSD tem em Pepê Collaço um nome disponível para uma coligação e o PP oferece os vereadores Deka May e Dionísio Bressan.

São muitos nomes, mas ninguém fala em projeto. Quais são as propostas partidárias que estes pré-candidatos deveriam representar? O que os partidos planejam para melhorar a educação, a saúde, a segurança e a sociedade em geral?

Se houvesse alguma movimentação neste sentido, teria menor importância a escolha do nome do pré-candidato. Sem depender desta ou daquela pessoa, haveria na mesa um projeto de desenvolvimento para a cidade, com o compromisso do escolhido de trabalhar por ele.

Mas hoje vivemos a ‘ideologia do eu’ e não há espaço para esse tipo de conversa.

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores