quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Aeroporto: pedido de Colombo é agilizar

A escolha do modelo de gestão do Aeroporto Regional é decisiva para manter a previsão de inauguração em 2012. A agilidade no processo é cobrada pelo Governador Raimundo Colombo (PSD). Esta é a orientação dada ao secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande (PMDB). Ele recebeu do governador a missão de colocar o aeroporto em funcionamento junto com a inauguração do acesso prevista para o primeiro semestre do próximo ano. Mas se demorar muito a escolha do modelo isso pode ficar somente para 2013.

Entre os representantes da região, há quem defenda a contratação de uma consultoria para escolher a forma de gestão do aeroporto. Só que isso significa mais gastos extras para o pagamento deste estudo. E com mais despesas vem também mais demora.

A proposta que deve bater com a intenção do governador é colocar o aeroporto para funcionar logo com uma contratação terceirizada e temporária e depois definir a gestão definitiva. Seria mais ou menos o que foi feito quando ocorreu a municipalização do sistema de água de Tubarão.

O que está certo é que a região não quer a gestão da Infraero no Aeroporto. Em conversa ontem com o secretário Casagrande, ele disse que o próximo passo é o Governo do Estado pedir a concessão do Aeroporto. Daí se terá autonomia para repassar a gestão para uma empresa terceirizada contratada. Haveria tempo para se definir o modelo ideal, sem atropelos.

Na reunião de terça-feira (13/12), em Brasília, os representantes da região conheceram cinco possibilidades para a gestão sem a Infraero. Ela poderá ser feita por meio da criação de secretaria de governo municipal específica, criação de empresa pública para este fim, terceirização, concessão ou autorização. Preparar um edital que defina o melhor pode levar até dois anos. Então, a decisão de agora é muito importante para que não se tenha gastos desnecessários e mais atrasos. A região conta com o funcionamento do aeroporto para realmente decolar e buscar voos mais altos.

Rhumor do JBGuedes

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Bornhausen encerra encontros do CPE em 2011

Lideranças políticas e empresariais se reuniram no último encontro do Conselho Político Empresarial para o Desenvolvimento da Região. O encerramento do quinto ano de atividades contou a presença do secretário estadual Paulo Bornhausen (PSD)

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores