Concorrência para destacar o melhor

by Rafael Matos on quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Num ano pré-eleitoral o clima é de movimentação e articulação nos partidos. É um momento de muitas conversas e de tentar de antecipar alianças e enfraquecer os adversários.

Alguns movimentos nesta época podem selar ou colocar por água abaixo compromissos para o próximo ano quando teremos as eleições municipais. Eleições estas que, sem dúvida, são as mais difíceis e acirradas.

Ainda é neste pleito que a tradição política de cada cidade aparece. Membros de um mesmo partido, tomam posições diferentes estado afora. Uma aliança entre A e B que vale para uma cidade pode não valer para outra por causa de diferenças históricas.

São nas eleições municipais também que o clima esquenta e a disputa ultrapassa os limites.

Mas partidários e simpatizantes de uma ou outra candidatura não deveriam esquecer que o processo democrático é feito das diferenças, da disputa, da vitória de um e da derrota de outro. Não a qualquer preço, mas diante de propostas.

Deveriam lembrar de como é no comércio, onde a concorrência só faz bem ao consumidor e também ao dono do produto que é desafiado a todo momento a oferecer o melhor para ter sucesso.

Vocês já imaginaram como seria o mundo sem a Pepsi e só com a Coca-Cola, ou vice-versa. Seria muito chato, com certeza. Pois a concorrência desafia a criatividade e a vontade de fazer melhor que o outro.

Tem que ser assim também na política. Nenhum partido tem a fórmula pronta e definitiva. Nenhum candidato tem todas as solução. Mas, ao se colocar no debate diversas propostas para os problemas de cada cidade podem surgir soluções e alternativas de todos os lados. Não existe lei nenhuma que proíba o vencedor de aplicar uma boa ideia, mesmo que ela venha do outro lado. Só o orgulho e a soberba e que incentivam este comportamento.

Cada partido deveria focar em suas qualidades e mostrar ao eleitor aquilo que tem de melhor para mostrar que merece a sua confiança. Caberia então ao cidadão prestar atenção nesse movimento todo e acompanhar o processo mais de perto para fazer a melhor escolha. Assim não seria enganado pela aparência mais bonita. Porque nesta história de comparação com o comércio, os políticos só copiam a parte estética da coisa. Preparam os seus candidatos com a embalagem mais atraente possível, pois o eleitor não se interessa pelo conteúdo.

Pra exigir mudança de comportamento dos políticos, a sociedade em geral também precisa mudar o seu.

Rhumor do JBGuedes

by Rafael Matos

twitter.com/jbfguedes - guedesjb.blogspot.com

Propaganda partidária: PMDB

by Rafael Matos

O PMDB exibe, na noite desta quinta-feira (24/11), sua propaganda partidária em rede nacional. O programa tem duração de dez minutos e vai ao ar às 20h no rádio e às 20h30min na televisão.

Categories

A Hora do Voto Acit Ada De Luca Aeroporto Regional Sul Alesc Amurel Arena Multiuso Armazém BR-101 Braço do Norte Brasília Câmara Capivari de Baixo Câmara de Braço do Norte Câmara de Criciúma Câmara de Grão-Pará Câmara de Gravatal Câmara de Imaruí Câmara de Imbituba Câmara de Jaguaruna Câmara de Laguna Câmara de Sangão Câmara de São Martinho Câmara de Tubarão Câmara dos Deputados Capivari de Baixo Carlos Stüpp CDL CDR Charge Debates DEM Deputados Desenvolvimento Diário do Sul Dilma Roussef DNIT Economia Edinho Bez Educação Eleições 1982 Eleições 1986 Eleições 1989 Eleições 1992 Eleições 1996 Eleições 1998 Eleições 2000 Eleições 2002 Eleições 2004 Eleições 2006 Eleições 2008 Eleições 2010 Eleições 2012 Eleições 2014 Facisc Governo Estadual Gravatal Imaruí Imbituba Impostos Indústria e Comércio IPTU Jaguaruna JBGuedes Joares Ponticelli Jorge Boeira José Nei Ascari Justiça Justiça Eleitoral Laguna Leis Meio Ambiente Obras Olávio Falchetti Partidos PCB PCdoB PCO PDS PDT Pedras Grandes PEN Pepê Collaço Pesca Pescaria Brava Pesquisas PHS PL PMDB PMDB Mulher PMN Política Porto de Imbituba PP PPA PPB PPL PPS PR PRB Prefeitos Prefeitura de Capivari de Baixo Prefeitura de Gravatal Prefeitura de Jaguaruna Prefeitura de Laguna Prefeitura de São Martinho Prefeitura de Tubarão Prefeituras Presídio Prona Propaganda partidária PRP PRTB PSB PSC PSD PSDB PSDC PSL PSOL PSPB PSTU PT PTB PTC PTdoB PTN PV Raimundo Colombo Rede Sustentabilidade Reforma Administrativa Reforma Eleitoral Reforma Política Reforma Tributária Reforma Universitária Rhumor Rio Tubarão Rizicultura Salários Saúde SDR de Braço do Norte SDR de Laguna SDR de Tubarão SDRs Segurança Senado Senadores Sociedade STF TCE TJ-SC Trânsito TRE Treze de Maio TSE Tubarão Turismo Unisul Unisul TV Vereadores
Os textos publicados aqui podem ser reproduzidos com a devida citação da autoria e endereço do link. Tecnologia do Blogger.